Lux Amazônia lança longa sobre um dos ícones da Cabanagem


Ainda faltam quase duas semanas, mas quem já estiver pensando no que fazer ou para onde ir no último final de semana de julho vai a dica. Nos próximos dias 29 e 30 será lançado, no Clube Paroquial e no Ginásio Municipal de Barcarena, o longa-metragem digital O Cônego – Senderos da Cabanagem (ficção/124 min/Barcarena/2011).

Com roteiro escrito e dirigido pelo cineasta Paulo Miranda, o filme não tem a pretensão de contar a história do movimento cabano, mas é inspirado em fatos históricos da Cabanagem, centrados na trajetória de uma de suas mais influentes lideranças, o Cônego Batista Campos, o homem místico, militante político e intelectual a serviço da gente mais simples do Grão-Pará.

Embora tenha seu nome emprestado a uma das praças mais importantes de Belém, Batista Campos é ainda um ilustre desconhecido até mesmo entre os estudantes. Destacou-se na luta contra os portugueses, obtendo prestígio entre a massa miserável que habitava as choupanas à beira dos rios, os chamados cabanos.

A mais importante revolta popular da Regência, porém, durou pouco para as camadas populares que lutaram por ela. Batista Campos acabou sendo marginalizado pelo governo provisório instalado.

Traído, o povo se revoltou, exigindo a participação de seus lideres no novo governo, mas a resposta do poder central foi desastrosa e violenta. A repressão acabou por prender Batista Campos e fuzilar nativos e trezentos prisioneiros detidos no porão do navio Brigue Palhaço.

Realizado por meio do Projeto Filma Pará, uma ação cultural que, em Barcarena, integrou a prefeitura municipal, empresariado e comunidade local, a produção envolveu 30 pessoas entre técnicos e produtores, além de cerca de 60 atores, selecionados e capacitados pelo coletivo da Lux_Amazônia, no próprio município de Barcarena.

O Paulo Miranda também já produziu e dirigiu os filmes Ajuê São Benedito (ficção - 76min – Gurupá – 2004) e o Ajuntador de Cacos-(documentário – 56 – Marajó - 2011), este último lançado recentemente em Belém.

Ficha técnica - Roteiro e direção: Paulo Miranda/ Direção de fotografia: Sandro Miranda/ Direção de Arte: Raimundo Matos - Sandro Miranda/ Direção de Produção: Ane Viana - Eliene Ribeiro/ Produção Executiva: Minorose Batista - Wellington Lucas - Rutinéa Miranda / Produção: Lux Amazônia Produções Cinematográficas

Serviço
Filme longa metragem - “Cônego Batista Campos – Senderos da Cabanagem”. Coquetel de pré-lançamento para convidados, no dia 29, no Clube Paroquial de Barcarena, às 19h. No dia 30 a programação é aberta ao público, no Ginásio de Esportes do município, também às 19h.
* Postado por Holofote Virtual
Enviado por: Ilma Teixeira (ilmazen@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas