7º Belô Poético: Sarau literário brinda com música e poesia a memória de Zanoto


O Belô Poético mostra nesta 7ª edição a importância dos colunistas literários e presta homenagem ao Zanoto (José de Souiza Pinto) que está fazendo resenha em outra dimensão. Até janeiro deste ano, antes de falecer, no dia 21 de janeiro de 2011, mostrou uma vida de paixão pela literatura.

Durante cerca de 42 anos, o colunista que nasceu em Varginha escreveu a coluna “Diversos Caminhos”, no Jornal Correio do Sul. Presidente de honra vitalício da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências (AVLAC) foi colaborador de veículos literários de vários estados do Brasil e países. Recebeu comendas e homenagens pelos textos que redigia e pela saudável teimosia em publicar, diariamente, uma coluna literária. Participou como jurado do Festival de Poesia Falada de Varginha em 2007 e 2009. No primeiro ano recebeu "homenagem" especial pelos 40 anos dedicados a literatura brasileira.

Há alguns anos visitou Portugal. Foi até a cidade onde o pai nasceu. Procurou a fonte que ilustra o rótulo do vinho “Zanoto”. Ficou decepcionado com o que viu. Preferia o rótulo. Zanoto era fã de Fernando Pessoa. Um apaixonado pela palavra (“Ela é mulher”, dizia). Gostava de literatura, música, um bom vinho.

Fonte: Blog do Madeira -http://www.blogdomadeira.com.br

Noite de Sarau e lançamento do Livro Poetas en Cena V

Foto: Poetas Brenda Mar(que)s Pena, Rogério Salgado, Artur Gomes, Tânia Diniz e Ricardo Evangelista, durante o Sarau do 4º Belô Poético, realizado no dia 11 de julho de 2008.

Hoje tem um brinde dos Poentas En Cena à Zanoto com tudo o que ele amava: música, literatura e vinho (ou café), no Café Status, como atividade integrante do Belô Poético. O projeto Poetas En/Cena é uma reunião de poetas no Belô Poético – Encontro Nacional de Poesia de Belo Horizonte. Anualmente é editado uma antologia poética, organizada pelos poetas Rogério Salgado e Virgilene Araújo, idealizadores e realizadores do Belô Poético que conta com diversos colaboradores que amam a poesia assim como eles. O desejo de ambos é semear poesia pelo mundo, no intuito de preenchê-lo de paz, amor, alegria, harmonia, reflexão e ação poética.

Brenda Mar(que)s Pena, presidente do Instituto Imersão Latina é uma das participantes do projeto Poetas en Cena que fará uma intervenção poética no café hoje, a partir das 19 horas, no Café Status (Rua Pernambuco, 1150 - Savassi - Belo Horizonte/MG). O IMEL recebeu na noite de ontem, na abertura do Belô Poético homenagens pela sua contribuição com a cultura popular. Quem representou o Instituto na ocasião foi o poeta Marco Llobus, da Rede Catitu.

O Belô Poético integra o calendário de eventos de BH. Durante três dias poetas do Brasil e do exterior trocam experiências. A abertura da 7ª edição foi na noite passada e o encontro acaba no domingo em um passeio à Casa de Guimaraens Rosa em Cordsburgo.

Conheça um pouco do Belô e veja a programação completa no: www.blogdobelopoetico.blogspot.com

Comentários

josé luíz varela disse…
RIMAS COM LU VA

Lu Va Buva
Lu Va Cuva
Lu Va Juva
Lu Va Luva
Lu Va Puva
Lu Va Suva
Lu Va Tuva

Postagens mais visitadas