Diversidade Cultural em debate


O Instituto Imersão Latina (IMEL) a convite da produção do programa Brasil das Gerais, participará nesta terça-feira, 10 de maio, do especial sobre Diversidade Cultural ao vivo, na Rede Minas de Televisão (Canal 9 da tv aberta), de 20h às 21 horas. A jornalista e poetisa Brenda Marques Pena, presidente do IMEL é a convidada para o debate, participarão também representantes de outras organizações que trabalham e pesquisam sobre o tema em Minas Gerais, entre elas o Observatório da Diversidade Cultural, que realiza neste mês o VI Seminário da Diversidade Cultural. As inscrições estão abertas no site: http://www.observatoriodadiversidade.org.br/

Evento integra o “Ano Interamericano da Cultura”, que celebra a grande diversidade cultural das Américas, visando oportunizar o desenho e implementação de políticas públicas, voltadas ao fortalecimento das indústrias locais e promoção da cultura como ferramenta de inclusão e participação social. Durante o evento será lançado, pelo Observatório da Diversidade Cultural, o livro “Diversidade e Desigualdade”.

Estão abertas as inscrições gratuitas para o VI Seminário da Diversidade Cultural, que acontecerá nos próximos dias 19 e 20 de maio, no Museu Inimá de Paula. Organizado pelo Observatório da Diversidade Cultural (ODC), o evento tem o patrocínio da empresa ArcelorMittal, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O Seminário funciona como espaço de ampliação e aprofundamento das reflexões sobre as realidades e os processos de proteção e promoção da diversidade das expressões culturais, além de oportunidade de articulação entre os participantes. A intenção é que a programação e a divulgação de seus resultados ampliem as perspectivas de alinhamento e a atuação conjunta de instituições públicas e organizações da sociedade civil nos desafios para a construção de uma sociedade plural. O evento conta ainda com a parceria da UNESCO, Ministério da Cultura (Minc), Observatório Itaú Cultural e Fundação Clóvis Salgado, além das empresas Transversal e Diversas.

Em sua sexta edição, o Seminário integra o Ano Interamericano da Cultura, promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA) http://www.oas.org/es/yearofculture/Acerca_del_año.asp), que celebra a grande diversidade cultural das Américas, a fim de oportunizar o desenho e implementação de políticas públicas orientadas para o fortalecimento das indústrias locais e à promoção da cultura como ferramenta de inclusão e participação social. Outro diferencial da programação do Seminário da Diversidade Cultural, em 2011, é o lançamento, pelo ODC, do livro: “Diversidade e Desigualdade”, no dia 19 de maio, às 19h30 (confira a apresentação do livro, em anexo).

Dentre os assuntos que serão discutidos, durante os encontros, estão as políticas públicas de desenvolvimento na área, com foco nas perspectivas institucionais de proteção e promoção da diversidade. O debate sobre a relação entre comunicação e conteúdos culturais abordará, por sua vez, a extensão e diversificação dos aparatos tecnológicos de comunicação. No centro da discussão, o atual cenário comunicacional, cujas evidências apontam que os modos de apropriação e uso dos aparatos midiáticos reforçam identidades e oportunizam diálogos, ao mesmo tempo em que re-instituem riscos de padronização e empobrecimento das possibilidades criativas. A educação e a escola como espaços sociais de reprodução e superação das formas de intolerância e preconceito em relação à diversidade cultural e as possibilidades de uma economia criativa que proteja e promova a diversidade serão, também, assuntos tratados pelos convidados durante o evento.

Além da programação do seminário, serão oferecidas as oficinas: “Se ocê quisé vem”, com o bailarino Rui Moreira; e “Diversidade, intercultura e educação: uma perspectiva teórico-prática para o trabalho do docente”, com o professor Gil Esper.

Inscrições para o seminário e oficinas – inscricoes@observatoriodadiversidade.org.br (preencher formulário disponível no site www.observatoriodadiversidade.org.br).

Confira a programação

SEMINÁRIO

19 de maio
9 às 12 h – Oficinas
14h - Abertura com autoridades e parceiros
14h30 - MESA 1: Políticas públicas para a diversidade cultural

Mediação: José Márcio Barros

Convidados:
Marta Porto (MINC) Eliane Parreiras (SEC MG) Thaís Pimentel (FMC de BH)
17h - MESA 2: Comunicação e conteúdos culturais: criatividade ou fast food midiático?
Mediação: José Oliveira Júnior (ODC)

Convidados:
Eduardo de Jesus (PUC – Minas)
Marcus Bastos (PUC – SP)
Vincent Carelli (Vídeo nas Aldeias - Brasil)
19h30: Coquetel de lançamento do livro “Diversidade e Desigualdade”

20 de maio
9 às 12 h – Oficinas
14 às 16 h – MESA 3: Educar para a diversidade
Mediação: José Oliveira Júnior (ODC)
Convidados:
Roberlei Panasiewicz (PUC Minas)
Lorene dos Santos (PUC Minas)
Macaé Evaristo (SMED BH)
Rui Moreira (SeráQ)
16:30 h – MESA 4: Diversidade cultural e economia criativa
Mediação: José Márcio Barros
Convidados:
Paulo Miguez (UFBa-Brasil)Isaura Botelho (ODC-Brasil)
Claudia Leitão (MINC- Brasil)
19h – Encerramento

OFICINAS
19 e 20 de maio, das 9h às 12h
Duração: 6 horas/atividade
Vagas: 40

Si ocê quisé vem
A oficina Si ocê quisé vem é uma das conclusões de uma investigação artística e estética iniciada com a pesquisa sobre os festejos relacionados à cultura afro brasileira, realizada pelo diretor artístico da Cia SeráQ., Rui Moreira, através do financiamento da Bolsa Vitae, especificamente sobre folclore afro mineiro. Garimpar para compreender essas manifestações populares junto ao seu público de origem foi um dos objetivos primordiais do projeto intitulado “Ês quiz q’eu isse co ês”, que quer dizer “Eles quiseram que eu fosse com eles”, pronunciado com um estilizado acento regional chamado de “mineirês”. Na oficina “Si ocê quisé vem”, o público é convidado a dançar e cantar as danças e canções patrimoniais e, também, a participar de jogos lúdicos envolvendo percussão corporal.

Rui Moreira: Paulista radicado em Belo Horizonte desde 1984. A carreira deste bailarino e coreógrafo é fortemente marcada por sua participação no Grupo Corpo, de Minas Gerais e nas companhias paulistanas Cisne Negro e Balé da Cidade de São Paulo. Atualmente, dedica-se à SeráQ. Companhia de Dança onde desde 1993 desenvolve criações a partir de pesquisas de linguagens cênicas tendo como mote principal as culturas populares do Brasil. Construindo repertório como coreógrafo ou como intérprete criador dirige e ou interage com atores, músicos, bailarinos, dançarinos populares, de street dance, poetas, vídeo makers, Djs, materializando uma linguagem gestual contemporânea.

Público Alvo: Interessados com idade mínima de 16 anos.

Local: Sala de Educação Continuada da Fundação Clóvis Salgado
Diversidade, intercultura e educação: uma perspectiva teórico-prática para o trabalho do docente
A oficina pretende fazer uma reflexão teórico-prática sobre a diversidade por meio da arte; trabalhar o teatro como ferramenta metodológica de inserção e “desaprisionamento” do olhar; pensar a sala de aula como um ambiente artístico-cultural por excelência e instrumentalizar educadores para o trabalho da arte como meio de socialização ou de “ressocialização”.
Gil Esper – Professor assistente da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Licenciado em artes cênicas pela Escola de Belas Artes da UFMG. Além de educador, é diretor, iluminador e cenógrafo de espetáculos teatrais. No campo da educação e diversidade, desenvolveu trabalhos de arte em ONGs, aulas de teatro e projetos artísticos em escolas públicas e particulares, minicurso para professores indígenas, no curso superior de licenciatura indígena da UFGD e participou, como colaborador, de um projeto artístico-pedagógico, também da UFGD, no Itamaraty, maior assentamento sem-terra da América Latina.

Público Alvo: Educadores e Artistas
Local: Sala de vídeo da Fundação Clóvis Salgado

SERVIÇO
Seminário da Diversidade Cultural

Realização: Observatório da Diversidade Cultural
Patrocínio: Arcelor Mittal e Lei Estadual de Incentivo à Cultura
Parceria: Transversal, Diversas, Fundação Clóvis Salgado, UNESCO, Minc e Observatório Itaú Cultural.
Produção: Aff! Comunicação e Cultura
Apoio: Museu Inimá de Paula - Rua da Bahia, 1021, Centro

Promoção: Rede Minas e Rádio Inconfidência

Inscrições para o seminário e oficinas: inscricoes@observatoriodadiversidade.org.br (preencher formulário disponível no site www.observatoriodadiversidade.org.br.
Mais informações: (31) 3463-3141 / info@observatoriodadiversidade.org.br
Vagas limitadas. Serão emitidos certificados.

Informações para a imprensa:
imprensa@observatoriodadiversidade.org.br
Telefones: (31) 3463-3141, das 14h às 18h (Raquel Santiago).

Comentários

Postagens mais visitadas