Projeto Terças Poéticas homenageia Oswald de Andrade no Palácio das Artes

2carlos & 1oswald


Este é o nome da performance dos poetas Carlos Augusto Novais e Carlos Barroso, com leitura de textos e poesia visual, em 10 de maio/2011, 18h30, no Palácio das Artes, no Projeto Terças Poéticas.

O poeta homenageado será Oswald de Andrade, que foi o grande divulgador no Brasil dos movimentos de vanguarda, em especial do Futurismo e do Cubismo. Sem dúvida, o espírito mais irreverente e combativo do Modernismo.

Carlos Augusto Novais é graduado em Filosofia, doutor em Literatura Brasileira (UFMG) e professor da Faculdade de Educação (UFMG). Carlos Barroso, jornalista político e comentarista em televisão.

Os dois se unem em um trabalho poético/visual, desenvolvido sob o signo da geração da geração-mimeógrafo, do underground e das vanguardas, na procura de novas linguagens.

Carlos Augusto é natural de João Monlevade. Participou dos grupos/revistas Alegria Blues Banda, Aqui Ó (Cemflores) e Dez X Dez. Um dos organizadores da coleção Poesia Orbital (62 livros), da Mostra Poética de Belo Horizonte (10 fascículos), Salto de Tigre: mini-antologia da poesia contemporânea de Belo Horizonte, e da Antologia Dezfaces. Coeditor dos jornais Inferno e Dezfaces (em sua terceira dentição), de poesia e poética.

Livros de poesia: Pragizélia, 1980, A de palavra, 1989, Alvo. S. m., 1997. CD de poesia: Cacograma (em parceria).

Carlos Barroso, nascido em Belo Horizonte, trabalhou na “Rede Bandeirantes” e nos jornais “Hoje em Dia”, “Diário da Tarde” e “Estado de Minas”. Prêmio Esso Regional e Prêmio Nacional Líbero Badaró (2001/ambos com equipe do “EM”), atualmente é comentarista político da “BHNewsTV” e colunista da Revista “Fato Relevante”.

Do grupo fundador das revistas Cemflores, CemfloresPirata e AquiÓ, publicou: Poetrecos (Poesia Orbital/ 1997), Carimbalas, livro-objeto (Edições CemFlores/ 2008), Gelo (móbile-poema/2008). Livros-objetos: Sãos, Usura e Livraria (Edições CemFlores/2010). Participou das Antologias Salto do Tigre (1993), Alécio Cunha (2009) e Pelada Poética II (Scriptum/2010).

CONTATOS:

Carlos A. Novais: (31) 3024-2988
carlosanovais@yahoo.com.br

Carlos Barroso: (31) 99722738
carlosbarrozo@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas