Festivelhas Manuelzão 2011 será neste fim de semana na UFMG

FestiVelhas Manuelzão 2011 - Arte e Transformação

Data : 04 e 05 de junho

Local: Campus da UFMG

O Projeto Manuelzão comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com a realização do FestiVelhas Manuelzão 2011 – Arte e Transformação. O objetivo é aprofundar a compreensão e a discussão sobre relação entre cultura, sociedade e ambiente.

Se temos obtido sucessos na revitalização da Bacia do Rio das Velhas, agora é importante avançarmos na revitalização da mentalidade, repensando o nosso papel no planeta Terra. Esta é a proposta do FestiVelhas: criar condições que favoreçam esse alvorecer.

Queremos, por meio do movimento cultural, transitar do particular para o universal, compreendendo os determinantes culturais da relação socioambiental e propondo novos paradigmas. Nosso desejo é transcender a Bacia do Rio das Velhas, por meio da reprodução e metamorfose do pensamento do Projeto Manuelzão.

A nascente

Vivemos num sistema planetário integrado e interdependente, onde a nossa sorte depende de soluções ecossistêmicas globais, mas a luta pela sobrevivência da nossa espécie não levou em conta os interesses e direito à vida das demais.

O Manuelzão nasceu da consciência de que era necessário mudar a mentalidade civilizatória em escala global. Nossa estratégia mobilizadora é a “volta do peixe” à bacia hidrográfica do Rio das Velhas. A “volta do peixe” é representativa do pensamento complexo. É a procura de um eixo favorável para romper com a predominância ou até exclusividade das ações políticas em torno de interesses sempre antropocêntricos. Temos foco nas águas da bacia hidrográfica, que refletem todo o seu território e ecossistemas, sejam aquáticos ou terrestres.

Arte e transformação

Sem mudança da mentalidade, a volta do peixe ou nadar nos rios não serão vitórias completas. O mundo cultural e artístico traz imaginários e estratégias mais universais. As artes são linguagens sublimes e planetárias apropriadas para internacionalizar nosso ideário. Na linha de pensamento do filósofo Arthur Schopenhauer, as artes aguçam a nossa sensibilidade para perceber a necessidade de transformações, no sentido de transcender nossa condição animal básica formando uma consciência mais desenvolvida na esfera cultural.

Uma comemoração pela vida e uma reflexão sobre o futuro do planeta Terra: o FestiVelhas terá o formato de um Teatro Manuelzão. Será um espetáculo teatral que conduzirá o público ao debate, à reflexão e à participação. A proposta inclui a interação entre atores e público, e a inversão de papeis. Exposições artísticas, apresentações de musicais, danças, teatro, e manifestações de todas as partes da bacia fazem parte da proposta. Em cada momento haverá uma apresentação provocativa do Teatro Manuelzão em meio às palestras. Será uma descontinuidade em relação à ideia que se faz da cultura artística, como se de um lado estivesse a arte e do outro a vida; como se a verdadeira arte não fosse um meio de compreender e de exercer a vida.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO, 4 de junho

Local: Praça de Serviços da UFMG

8h - Credenciamento

8:30h - INÍCIO DO FESTIVELHAS MANUELZÃO 2011

8:45h - Cortejo com a Guarda de Moçambique Nossa Senhora da Guia

9:15h - Início da Celebração Manuelzão: "Calvário e Ressurreição do Rio das Velhas"

9:40h - Ciclo de debates "Calvário e Ressurreição do Rio das Velhas / Nascimento do Projeto Manuelzão", com os coordenadores do Projeto, Marcus Vinícius Polignano e Thomaz da Matta Machado, a líder comunitária Ivana Eva Novaes Souza, o biólogo do Projeto, Carlos Bernardo Mascarenhas, o coordenador da Equipe de Comunicação do Projeto e o público presente

12:30h - Coral da Escola Municipal Professor Pedro Guerra - Belo Horizonte

13:00h às 14:00h - Intervalo para o almoço

14:00h às 14:30h - Orquestra de Câmara da Escola Estadual Padre João Botelho

14:30h - Teatro Manuelzão: "Nascimento da vida, da cultura e da economia"

15:45h - Ciclo de debates: "A convivência da economia, ecologia e cultura", com o paleontólogo, Castor Cartelle, o economista Hugo Penteado, a filósofa Telma Birchal e o público presente

18:00h - Encerramento do 1 ° dia do FestiVelhas 2011, com apresentação do show "Trem da história" de Rubinho do Vale


DOMINGO, 5 de junho

Local: Praça de Serviços da UFMG

8:30h - INÍCIO DO 2° DIA DO FESTIVELHAS MANUELZÃO 2011

8:45h - Apresentação do coral de crianças da Copasa e Meninas de Sinhá

9:00h - Teatro Manuelzão: "Governo da economia"

9:45h - Ciclo de debate "A transformação da cultura socioambiental e reprodução através da transdiciplinaridade", com o filósofo José de Anchieta Corrêa, o coordenador do Projeto Manuelzão, Apolo Heringer Lisboa, e o público presente

13:00h - Encerramento do FestiVelhas Manuelzão 2011 - Arte e Transformação, com apresentação musical de Pereira da Viola

Nos dois dias de evento haverá ainda exposições durante as apresentações e os debates

INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas. Os interessados devem enviar nome completo, RG, e-mail, telefone e instituição/entidade de origem para o email inscricaofestivelhas2011@gmail.com ou informar os dados pelo telefone (31) 3409-9818.

O Instituto Imersão Latina é responsável pela produção executiva do Festivelhas deste ano, a convite do Germán, produtor cultural do Projeto Manuelzão com a participação dos produtores culturais e arte educadores: Nelson Pombo Júnior, Natália Giacomello, Pâmilla Vilas Boas e Brenda Marques.


Faça sua inscrição. Esperamos vocês lá!

Comentários

Postagens mais visitadas