Dia Global do Voluntariano é tema de concurso de redação

Prazo para que as escolas inscrevam-se no Concurso de Redação do Dia Global do Voluntariado Jovem termina este mês

As escolas públicas e privadas de Minas Gerais tem até o próximo dia 30 para se increvam para participar do Concurso de Redação lançado em comemoração ao Dia Global do Voluntariado Jovem, celebrado em mais de 120 países nos dias 23, 24 e 25 de abril. Com o tema: Como o voluntariado pode transformar o meu mundo?, o Concurso tem o objetivo de conscientizar os jovens sobre a importância do voluntariado na efetiva transformação do ser humano, inserindo na juventude o conceito de cidadania participativa e transformadora da sociedade.

Antes de se cadastrar, as escolas devem ficar atentas à necessidade de realizar uma pré-seleção interna, uma vez que cada instituição poderá inscrever somente uma redação por categoria.
O Concurso, que é promovido pelo Instituto de Gestão Organizacional e Tecnologia Aplicada (IGETEC) e pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP-MG), visa dar continuidade às ações iniciadas no I Fórum Nacional do Voluntariado Transformador, realizado em Belo Horizonte, nos dias 26 e 27 de março, em razão da Lei nº 18.716/2010, que incluiu o Voluntariado Transformador como política pública do Governo do Estado de Minas Gerais.

Poderão participar estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental (Categoria Júnior), Ensino Médio (Categoria Máster) e Universitários (Categoria Sênior), da Rede Pública e Privada. Em cada categoria, serão premiados os alunos que ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugar. Os primeiros colocados em cada categoria ganharão um certificado de mérito, uma medalha e um notebook. As Escolas de origem dos primeiros colocados também serão premiadas, podendo ganhar um telecentro com 10 computadores e acesso à internet.

Segundo os organizadores, além da premiação que será dada aos autores das melhores redações e às suas escolas, o objetivo é que as idéias das redações vencedoras possam ser adaptadas e transformadas em projetos que possam ser aplicados futuramente.

A Cerimônia de Premiação será realizada em 10 de dezembro,semana em que se comemora o Dia Internacional do Voluntário,com a presença de grandes nomes da literatura mineira. Nesta ocasião, será feito o lançamento do II Fórum Nacional e I Internacional do Voluntariado Transformador.

A ação tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal, dos CORREIOS e do SERPRO e o apoio do Centro Operacional de Apoio ao Terceiro Setor (CAOTS-MG), do Ministério Público; Banco do Brasil, do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Governo (SEGOV) e da Secretaria de Estado de Educação (SEE); da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação; da Rede Mineira do Voluntariado Transformador (RMVT); da Acarte; do Instituto de Cidadania dos Empregados do BDMG; do Colégio Marista Dom Silvério e do CONSEP AISP 23 e do Conselho Comunitário de Segurança Pública.

O regulamento do Concurso pode ser acessado no site: www.igetec.org.br/diaglobal.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone (31) 3269-9343.




SERVIÇO:

Evento: Concurso de Redação
Inscrições: até o dia 30 de setembro
Realizadores: Instituto de Gestão Organizacional e Tecnologia Aplicada (IGETEC) e Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP-MG)
Assessoria de imprensa: Bruna Fraga ? (31) 3269-9343 / (31) 9294-9575 / coord.comunicacao@igetec.org.br

Comentários

Unknown disse…
CONVITE O Dia Global do Voluntariado Jovem 2014 Brasil
Quais são os problemas que te incomodam? O que você gostaria de mudar para fazer do mundo um lugar melhor? O que você pode fazer?
Nos dias 11 a 13 de abril acontece o Dia Global do Voluntariado Jovem (DGVJ) que é uma data para celebrar e mobilizar milhões de jovens pelo mundo para melhorarem suas comunidades por meio de ações voluntárias.
O DGVJ existe desde 1988 e é o maior evento de voluntariado do mundo, único dedicado para crianças e jovens entre 5 e 25 anos.
Todos os anos a data é celebrada em mais de 135 países, com jovens trabalhando juntos em suas escolas, organizações jovens, ongs e comunidades para tratar as questões mais críticas da sociedade e tentar mudar, um pouco que seja, a sua realidade.
http://diaglobaldovoluntariadojovem2014.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/events/219797231542767/219975608191596

Postagens mais visitadas