"La teta asustada" da cineasta peruana Cláudia llosa vence Globo de Ouro


Por Antonia Kee*

Quem curtiu – ou pelo menos ouviu falar bem – do filme Madeinusa, já pode começar a contar os meses para conferir o próximo trabalho da diretora peruana Claudia Llosa: "La Teta asustada". Filme vencedor do Urso de Ouro na última sexta-feira 13 no Festival de Berlim.

O filme conta como a violência cotidiana causada pelo terrorismo na cidade de Ayacucho faz com que a personagem Perpétua transmita à filha Fausta (Magaly Solier, a mesma atriz de Madeinusa) um mal conhecido na serra peruana como “la teta asustada”. Trata-se de uma crença de que mulheres assustadas – que foram violadas ou maltratadas durante a gestação – transmitem aos seus filhos a sensação de terror e medo através do leite materno.

A produção hispano-peruana trata dois temores das mulheres que foram abusadas durante a época de violência política no Peru. A exploração sexual de militantes pró-democracia e comunistas foi uma realidade também vivida em outros países latino-americanos. Cabe destacar a bela direção de fotografia da argentina Natasha Braier e trilha sonora da mãe de Cláudia Llosa Patricia Bueno.
Clique aqui paa ver o trailler de "La teta asustada"

Veja também o trailler do filme Madeinusa - um retrato delicado e feminino de faces de um país tão múltiplo quanto o Peru.

*Publicado em: http://www.lalatina.com.br/ com informações publicadas também na segunda-feria,16 de fereiro, no Caderno Mundo do Jornal Hoje em Dia.

Comentários

Postagens mais visitadas