Pular para o conteúdo principal

Os números do Fórum Social Mundial e agenda de mobilizações para 2009


Adeus Amazônia: O Fórum Social Mundial dá os números (e agenda da mobilizações para 2009)

A Assembleia que fechou ontem à noite no estádio da Universidade UFRA a edição 2009 do Fórum Social Mundial, em Belém, no qual 30 grupos de trabalho temáticos apresentaram os resultados das suas actividades destes dias, as suas receitas Anti-crise e as prioridades para o ano novo, construído para a circulação altermondialista uma densa agenda da mobilizações em 2009.

Aqui estão alguns dos destaques:

8 março Dia dos Direitos da Mulher;

14-22 março Mobilização e Fórum paralelo ao Fórum Mundial da Água Itambul
Começa 28 março, em Londres, a semana de acção a nível do G20;

30 março Mobilização contra a guerra ea crise;

30 março - Dia da Solidariedade com o povo palestiniano e ao investimento boicote dos produtos israelitas;

4 abril - Dia de Ação no 60 º aniversário da NATO;

17 abril - Dia Internacional para a Soberania Alimentar;

1 Maio - Dia Internacional dos trabalhadores;

Julho - Dias de Ação do G8 na Itália;

12 outubro - Dia Mundial de Acção para a Protecção da Mãe Terra, contra a mercantilização da vida;

12 dezembro- Dia de Ação Global sobre a Justiça climatica em conferência de Copenhague sobre o clima.

Todos os números do Fórum

Foram registradas 135 mil participantes do fórum, 15 mil no acampamento da juventude 3mil crianças em barraquinhas, para um total de un número total de cerca de 150 mil participantes. 5808 As associações envolvidas 489 da África, 119 da América Central, 155 da América do Norte, 4.193 da América do Sul, 334 da Ásia, 491 da Europa, 27 da Oceania que promoveu 2310 actividades autogestionada, 4.830 eram voluntários, tradutores, técnicos e gestores do promotor para trabalhar por três dias, 5.200 expositores nas lojas, na solidariedade dos espaços de exposições e restaurantes, 200 eventos culturais, 1000 artistas

Imprensa:

800 jornais de 30 países foram credenciados para o Fórum; 4.500 jornalistas, profissionais da comunicação e mídias livres, 2500, que trabalharam nas salas da Universidade de Belém e 2 mil profissionais trabalharam à distância, e relataram que recebem apoio do pessoal da comunicação Fórum Social Mundial.

Adiós Amazon: El Foro Social Mundial da los números (y la agenda de movilizaciones en 2009)

La Asamblea de assembleee, que se clausuró anoche en el estadio de la Universidad UFRA la edición 2009 del Foro Social Mundial en Belem, en el que 30 grupos de trabajo temáticos presentaron los resultados de sus actividades "de estos días, sus recetas lucha contra la crisis y las prioridades para el año nuevo, construido para la circulación altermondialista una densa agenda de movilizaciones en 2009.


Estos son algunos de los aspectos más destacados:

8 de marzo Día de los Derechos de la Mujer;

14-22 marzo movilización y el Foro paralelo al Foro Mundial del Agua Itambul;

28 de marzo comienza en Londres la semana de acción en el G20;

30 de marzo de movilización contra la guerra y la crisis;

30 de marzo Día de Solidaridad con el pueblo palestino y la inversión de boicot de productos de Israel;

4 de abril el Día de Acción en el 60 º aniversario de la OTAN;

17 de abril Día Internacional para la Soberanía Alimentaria;

1 de mayo, Día Internacional de los trabajadores Julio Días de Acción del G8 en Italia;

12 de octubre Día Mundial de Acción para la Protección de la Madre Tierra, en contra de la mercantilización de la vida;

12 de diciembre Día de Acción Global sobre la Justicia climatica para la conferencia sobre el clima en Copenhague.

Todos los números del Foro

Se registraron 135 mil participantes en el foro, 15 mil en el campamento de la juventud Aceptada en 3mila pequeña tienda de campaña para los niños, para un total diun total de alrededor de 150 mil participantes. 5808 Las asociaciones que participan 489 de África, 119 de América Central, 155 de América del Norte, 4193 de América del Sur, 334 de Asia, 491 de Europa, 27 de Oceanía que han promovido 2310 actividades autgestite. 4830 eran los voluntarios, traductores, técnicos y directivos de la promotora a trabajar durante tres días, 5.200 expositores en las tiendas, en la solidaridad de los espacios de exposición y restaurantes. 200 se han llevado a cabo eventos culturales, 200 eventos culturales, 1000 artistas.

Cobertura mediática

800 periódicos de 30 países fueron acreditados ante el Foro, 4.500 periodistas, profesionales de la comunicación y los medios independientes, 2500 que trabajaron en las salas de la Universidad de Belén y 2 mil a distancia, que reciben apoyo del personal de la Comunicacion de la FSM.

Foto: Encerramento do Fórum Social Mundial por Brenda Marques

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tropofonia do IMEL ganha prêmio Roquette Pinto de rádio-arte!

"É com muita satisfação que a ARPUB e o MinC informam que o projeto Tropofonia: um laboratório de sons e sentidos, proposto pelo Instituto Imersão Latina - IMEL foi selecionado para receber o Prêmio Roqutette Pinto de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, na categoria rádio-arte/experimentação sonora."

COMISSÃO DE SELEÇÃO DO I PRÊMIO ROQUETTE- PINTO
ARPUB - Associação das Rádios Públicas do Brasil

"Nós do Instituto Imersão Latina (IMEL) e do Tropofonia recebemos esta notícia hoje e agradecemos a todos que participaram desse processo de construção coletiva do projeto até aqui. O programa Tropofonia agora será disponibilizado para circular pelas rádios comunitárias e educativas de todo o Brasil. Que essa onda se perpetue por todos os ares da América Latina!"
Brenda Marques Pena, Presidente do Instituto Imersão Latina

A Comissão de Seleção do I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos - Prêmio Roquette-Pinto foi composta pelos membros:

Patrick Torqua…

Os Grandes projetos na Amazônia e seus impactos

“Realizar uma grande aliança dos quem tem modos de vida ligados a terra, as águas e as florestas, povos indígenas,comunidades de camponeses e ribeirinhos e demais entidades sociais que sofrem os impactos dos grandes projetos na Amazônia e de quem se solidariza com eles, para estabelecer a resistência a diversos níveis, local, regional, nacional einternacional”, é o que sugere uma das conclusões do Seminário Internacional de Grandes Projetos na Amazônia e seus Impactos. As conclusões do Seminário foram publicadas no site do Cimi no último dia 6.


Eis a carta final do encontro:

Nós, membros de Movimentos Sociais e Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Peruana e Boliviana e do Conselho Missionário Indigenista – Cimi, reunidos no “Seminário Internacional de Grandes Projetos na Amazônia e seus Impactos”, nos dias 2, 3 e 4 de junho de 2010, na cidade de Rio Branco, estado do Acre,

Considerando:

1) Que os grandes projetos da IIRSA(Iniciativa para Integração da Infra-Estrutura da América …

De volta à Pangéia: um dos contos DESnaturalizados de Brenda Mar(que)s Pena do Imersão Latina

De volta à Pangéia* Quem sabe a arte console hoje todos os corações solitários carentes da real beleza muda dos materiais e cores dos sonhos, como intocáveis desejos do querer. Esse era o último apelo de Péricles: viver um deja vu de emoções. Assim as lembranças tomavam o chá das onze com ele todos os dias, como se cada gota tivesse o gosto de um amigo ou amante distante. E foi assim todos os finais de noite, até que a terra se transformou novamente na Pangeia, quando não havia essa divisão entre continentes. E no meio desse emaranhado de terras Péricles viajou no tempo, provocando a erupção de mil vulcões até que a lavra do amor queimou para sempre os corpos…. Brenda Mar(que)s Pena durante lançamento de DESnaturalizados. Foto: Marja Marques *Miniconto do meu livro (DES)naturalizados. Exemplares à venda por R$ 15,00 no Coletivo Contorno (avenida do Contorno 4640 – sala 701, bairro Funcionários) e na Casa Leopoldina (rua Leopoldina 357, bairro Santo Antônio). Peça também pelo e-mail: co…