Pular para o conteúdo principal

Muticom recebe trabalhos acadêmicos com o tema comunicação e solidariedade até 25 de março

Está aberto o edital de convocação para estudantes, professores e profissionais de comunicação enviarem trabalhos para o Mutirão Latino-americano de Comunicação (Muticom) procura relacionar a comunicação com a solidariedade.



Edital de Convocação de Produções Acadêmicas

O que é?

Uma atividade acadêmica educativa com a finalidade de promover e concretizar os objetivos do Mutirão através da produção de trabalhos realizados por professores e estudantes de universidades, escolas de comunicação e outras instituições ligadas a essa área. As atividades serão todas desenvolvidas eletronicamente, através do site, havendo a possibilidade de alguns trabalhos serem apresentados no Mutirão, conforme orientações no regulamento. O tema e os objetivos do Mutirão encontram-se neste site.

Operacionalização

Toda pessoa interessada poderá enviar à Comissão Acadêmica do Mutirão trabalhos que tenham relação com a comunicação, podendo ser artigos teóricos, pesquisas empíricas, relatos de experiências etc.

A Comissão encarregada analisará os trabalhos e, se estiverem de acordo com os critérios preliminares, os enviará para um parecerista que avaliará seu valor acadêmico e relevância social. Tendo recebido parecer positivo, o trabalho fará parte dos “Anais das Produções Científicas” (Proceedings) do Mutirão.

Caso o parecer for positivo, mas o parecerista solicitar reformulações, será concedido um prazo para o autor/a atender ao pedido e reenviar o trabalho à Comissão Científica.
Ao autor será fornecido atestado de que seu trabalho foi julgado por uma Comissão Científica e aprovado para publicação nos Anais do Mutirão.

Categorias de participantes

Os participantes podem se inscrever em duas categorias:
- Professores, estudantes de pós-graduação e outros profissionais.
- Estudantes de graduação.

Critérios preliminares para aceitação dos trabalhos

Para o trabalho ser aceito e submetido à apreciação de pareceristas deverá contemplar alguns critérios básicos:
a) Estar inscrito em um dos eixos centrais ou em um dos sub-eixos do Mutirão, disponíveis no link.
b) Tamanho do texto e formatação:
O trabalho deverá ter entre 15 e 20 páginas A4 e apresentar:
- Título
- Resumo (Abstract)
- Palavras-chave: entre 3 e 5A formatação deve seguir as seguintes orientações:
Fonte 12, Times New Roman.
Margem: superior e inferior, direita e esquerda de 2,5cm
Espaço 1,5, inclusive para tabelas e figuras
Numeração das páginas: direita superior, atendendo as normas científicas da APA.
Os trabalhos poderão ser escritos em espanhol e em português.

Prazos

Lançamento do edital: outubro de 2008.
O último prazo de inscrição e envio do trabalho será à meia-noite do dia 25 de março de 2009.
Os pedidos de reformulação que forem solicitados far-se-ão durante os meses de março e abril de 2009 e terão 10 dias para serem completados, a partir da divulgação no site dos trabalhos selecionados.
Os resultados serão comunicados no dia 20 de maio de 2009.

Apresentação e Discussão Presencial no Mutirão

Os participantes que desejarem podem se organizar, por meio eletrônico, para apresentarem e discutirem seus trabalhos durante os dias do Mutirão, dentro das seguintes condições:
- A organização do Mutirão colocará sala à disposição dos que quiserem apresentar e debater os trabalhos encaminhados, nos dias 13, 14 e 15 de julho, das 14h às 18h. A coordenação do Mutirão não assumirá qualquer responsabilidade quanto a essa atividade, nem mesmo tarefas de organização dos grupos e coordenação dos trabalhos.
- A organização dos grupos (número de participantes, dinâmica das apresentações etc.) ficará a cargo exclusivo dos possíveis integrantes. Os interessados deverão se contatar, por email, para organizar seu grupo de discussão. A sugestão da organização é que o número de apresentadores de cada grupo seja no mínimo de 5 e no máximo de 15 pessoas.
- Cada grupo, quando se julgar organizado, escolherá um coordenador, que entrará em contato com a organização, sempre por email, para reservar sua sala de discussão. Será informado a esse coordenador o número do prédio e da sala onde se poderão reunir. Serão aceitos os primeiros 40 grupos que se inscreverem.
- Para que os interessados formem seus grupos de discussão baseados em tópicos de interesse comum, serão disponibilizados, no site do Mutirão, os resumos (abstracts) e as palavras-chave de todos os trabalhos que forem enviados. Independente disso, os pesquisadores e estudiosos que já se conhecem poderão ir construindo seu grupo de discussão. Os autores cujos trabalhos não foram aceitos para publicação nos Anais Eletrônicos poderão candidatar-se para fazer parte de determinado grupo de discussão.

Premiação

Além da publicação nos Anais, os quatro melhores trabalhos concorrerão a uma passagem com estadia e participação gratuita no Mutirão de Comunicação na cidade de Porto Alegre/RS - Brasil. Serão premiados dois trabalhos da categoria “Professores, estudantes de pós-graduação e outros profissionais” e dois da categoria “Estudantes de graduação”.

Data final para inscrição dos grupos

O prazo é 15 de junho de 2009, ou até se completarem os 40 primeiros inscritos.

Modo de inscrição

Os participantes deverão inscrever-se exclusivamente através do site do Mutirão. Para isso devem preencher o formulário e enviar para o e-mail: academia@muticom.org

Ficha de acompanhamento do trabalho

Nome: ........................................................................................................................................

Título do trabalho: .....................................................................................................................

Endereço: ..................................................................................................................................

CEP: ..................................... Estado: .............................País:.................................................

E-mail:.................................................................... Telefone:.................................................

Profissão:

( ) Estudante de graduação ( ) estudante de pós-graduação
( ) Professor ( ) Jornalista
( ) Outra. Qual? ..............................................................................................................

Porto Alegre, outubro de 2008

Dr. Prof. Pedrinho Guareschi Marcelino Sivinski
Coordenador e responsável pela Coordenador Geral do Mutirão
Programação Acadêmica Eletrônica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tropofonia do IMEL ganha prêmio Roquette Pinto de rádio-arte!

"É com muita satisfação que a ARPUB e o MinC informam que o projeto Tropofonia: um laboratório de sons e sentidos, proposto pelo Instituto Imersão Latina - IMEL foi selecionado para receber o Prêmio Roqutette Pinto de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, na categoria rádio-arte/experimentação sonora."

COMISSÃO DE SELEÇÃO DO I PRÊMIO ROQUETTE- PINTO
ARPUB - Associação das Rádios Públicas do Brasil

"Nós do Instituto Imersão Latina (IMEL) e do Tropofonia recebemos esta notícia hoje e agradecemos a todos que participaram desse processo de construção coletiva do projeto até aqui. O programa Tropofonia agora será disponibilizado para circular pelas rádios comunitárias e educativas de todo o Brasil. Que essa onda se perpetue por todos os ares da América Latina!"
Brenda Marques Pena, Presidente do Instituto Imersão Latina

A Comissão de Seleção do I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos - Prêmio Roquette-Pinto foi composta pelos membros:

Patrick Torqua…

Os Grandes projetos na Amazônia e seus impactos

“Realizar uma grande aliança dos quem tem modos de vida ligados a terra, as águas e as florestas, povos indígenas,comunidades de camponeses e ribeirinhos e demais entidades sociais que sofrem os impactos dos grandes projetos na Amazônia e de quem se solidariza com eles, para estabelecer a resistência a diversos níveis, local, regional, nacional einternacional”, é o que sugere uma das conclusões do Seminário Internacional de Grandes Projetos na Amazônia e seus Impactos. As conclusões do Seminário foram publicadas no site do Cimi no último dia 6.


Eis a carta final do encontro:

Nós, membros de Movimentos Sociais e Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Peruana e Boliviana e do Conselho Missionário Indigenista – Cimi, reunidos no “Seminário Internacional de Grandes Projetos na Amazônia e seus Impactos”, nos dias 2, 3 e 4 de junho de 2010, na cidade de Rio Branco, estado do Acre,

Considerando:

1) Que os grandes projetos da IIRSA(Iniciativa para Integração da Infra-Estrutura da América …

De volta à Pangéia: um dos contos DESnaturalizados de Brenda Mar(que)s Pena do Imersão Latina

De volta à Pangéia* Quem sabe a arte console hoje todos os corações solitários carentes da real beleza muda dos materiais e cores dos sonhos, como intocáveis desejos do querer. Esse era o último apelo de Péricles: viver um deja vu de emoções. Assim as lembranças tomavam o chá das onze com ele todos os dias, como se cada gota tivesse o gosto de um amigo ou amante distante. E foi assim todos os finais de noite, até que a terra se transformou novamente na Pangeia, quando não havia essa divisão entre continentes. E no meio desse emaranhado de terras Péricles viajou no tempo, provocando a erupção de mil vulcões até que a lavra do amor queimou para sempre os corpos…. Brenda Mar(que)s Pena durante lançamento de DESnaturalizados. Foto: Marja Marques *Miniconto do meu livro (DES)naturalizados. Exemplares à venda por R$ 15,00 no Coletivo Contorno (avenida do Contorno 4640 – sala 701, bairro Funcionários) e na Casa Leopoldina (rua Leopoldina 357, bairro Santo Antônio). Peça também pelo e-mail: co…