Fragmentos de um imigrante latino-americano com passaporte europeu

Por Brenda Marques Pena*

O Festival de verão traz para Belo Horizonte neste sábado, 21 de fevereiro, às 19h30 a peça: Fragmentos de vidas divididas com Norberto Presta, diretor do Centro de Produção Teatral Via Rosse.

A peça “Fragmentos de vidas divididas”, segundo o diretor Norberto Presta não nasceu de uma forma premeditada, surgiu como uma necessidade escondida de reconhecer-se a partir da própria história e, assim, reconhecer o outro; reconhecendo quem não conhecemos, mas em quem nos reconhecemos em um ato de reconhecer a própria história na história do outro, mesmo que cada um tenha a sua própria, partindo das necessidades e decisões comuns, mas vivendo consequências profundamente diferentes.

No blog http://norbertopresta.blogspot.com/, o diretor faz alusão à expressão alemã "wir sind alle Ausländer" - somos todos estrangeiros. A Peça Fragmentos de Vidas Divididas questiona esta afirmação ao colocar cada indivíduo como construtor de uma história particular.
"Há quem “faz a América” e quem morre na tentativa. Alguns, como eu, são centenariamente imigrantes e outros não têm consciência de sê-lo, não lembram sê-lo, pelo menos ser o produto de alguém que alguma vez chegou a algo que pensamos nos pertencer. A negação da própria identidade - ou a história que a tornou possível - é o absurdo que disparou este espetáculo", conta o diretor/ator.

Norberto Presta nasceu na Argentina e foi clandestino na Itália e ilegal na Alemanha. Hoje é um europeu com passaporte argentino e um latino-americano com passaporte italiano; argentino de nascimento, italiano pelo meu bisavô, extracomunitário, imigrante clandestino imigrante emigrado, migrante por vontade e natureza.

A realidade desse diretor nos leva a pensar na transitoriedade de tantos latino-americanos que vivem na condição de imigrantes.
Peça: "Fragmentos de Vidas Divididas"
21/02/09 (sábado) às 19h30 no Conservatório UFMG
(Av. Afonso Pena 1534 - Belo Horizonte/Minas Gerais Brasil)

Veja no link abaixo a programação completa do 3º Festival de Verão da UFMG:
www.ufmg.br/festivaldeverao


Enviada por: Ponte entre Culturas - info@ponteentreculturas.com.br
*Jornalista, poeta, fotógrafa e baterista. Presidente do Instituto Imersão Latina (IMEL), Representante da Abrace Cultura e Cônsul de Poetas del Mundo Z/L Belo Horizonte.

Comentários

Norberto Presta disse…
Querida:
Recién ahora leo tu comentario en mi blog, lamentablemente es poco el tiempo que tengo y el pobre está muy abandonado. Giusi ya me envió tu artículo que me gustó mucho. Gracias, me siento elogiado por tu interés.
Disculpá la demora en responder.
Mi e-mail norby53@hotmail.com

Postagens mais visitadas