Nos 80 anos de Che Guevara site cubano promove debate sobre o líder revolucionário


“Os poderosos podem destruir uma, duas, três rosas...
mas, jamais poderão impedir a chegada da primavera”
.

Che Guevara

(14 de junho de 1928 a 9 de outrubro de 1967)

A visão contemporânea de Che em seu 80º aniversário de nascimento e os desafios do seu legado para a juventude de todo o mundo é o assunto do fórum desta quinta-feira, 05 de junho no site: http://america.cubaminrex.cu/index.htm

Você já pode deixar seus comentários ou fazer perguntas.

"Che tentou fazer a revolução no seu país de nascimento Argentina, mas não pôde, pois foi como uma flor arrancada prematuramente do caule". Fidel Castro (ex-presidente de Cuba no artigo publicado em 08 de outubro de 2007, em homenagem ao companheiro morto há 40 anos.)

O médico, escritor e revolucionário Ernesto Guevara de la Serna lutou por uma América Latina unida e soberana contra a opressão dos regimes ditatoriais impostos pelos Estados Unidos da América. Foi vitorioso em Cuba ao lado do amigo e também revolucionário Fidel Castro, mas tombou em combate na primavera de 1967 em terras bolivianas numa ação orquestrada pela CIA (Agência de Inteligência Americana).

O jovem “Che Guevara”, apelidado pelos amigos de infância e juventude de “fuser” – união de “el furibundo”, em português “o irado” com seu sobrenome “Serna”, em decorrência do estilo agressivo de jogar o rúgbi – sofreu de asma, mas desenvolveu o gosto pela medicina, aventura e justiça. Cruzou a América do Sul duas vezes.

Fonte: Embaixada de Cuba com colaboração de William Wollinger Brenuvida do Jornal O Rebate. Fotografia: Alberto Korda tirada em 1960 (à direita) e do arquivo do Agência Estado (à esquerda).

Para saber mais sobre Che leia:

Comentários

Beto Ferris disse…
Parabéns, seu blog esta demais!!!...não se esqueça de entrar no meu também (http://betoferris.spaces.live.com)...prometo voltar mais vezes aqui...beijo..do seu admirador.
Anônimo disse…
Veja o vídeo de Silvio Rodriguez cantando "Hasta siempre Comandante..."
Na Red Por Ti América

www.redportiamerica.com
Pablo Fuentes disse…
Parabéns pelo blog, e pela cobertura dos 80 anos de Che Guevara. Aproveito para convidá-los a ler a Carta a Che pelo seu aniversário escrita ontem pelo seu ex-companheiro no ministério de Indústrias, Tirso Sáenz, hoje residente no Brasil. Vejam no site
www.guantanamera.com.br
Abraços a todos!

Postagens mais visitadas