Dia Mundial do Meio Ambiente: Imersão Ambiental discute desafios comuns aos países latino-americanos


"O cinismo e a perversidade por trás da preservação e conservação ambiental muitas vezes exclui o indivíduo que reproduz a sua vida em equilíbrio com o lugar"


Neste ano de 2008, o Instituto Imersão Latina ganhou três colaboradores, estudantes de meio-ambiente para pensar em ações de concientização ecológica na América Latina. São eles Avelin Rosana, Jeferson Luis e Deise Carla. Estamos construindo nossa agenda para este ano e você pode colaborar enviando suas sugestões para o e-mail: imersaolatina@imersaolatina.com.

A idéia do Imersão Ambiental é promover espaços de pesquisas e de discussões sobre preservação do meio ambiente, evitando descaracterizar as formas tribais de extração e uso dos recursos naturais.

Objetivos:

* Proporcionar maior integração das questões ambientais entre os países latinos;

* Discutir as questões relacionadas ao meio ambiente que são comuns aos países latinos, principalmente fronteiriços e que possuem em seus territórios a floresta amazônica ou recursos hídricos em comum, o manejo sustentável, assim como a interação dos diversos povos da floresta: indígenas, ribeirinhos, e todos que de uma forma direta ou não participam da vida ambiental destas regiões, respeitando e valorizando a cosmo-visão de cada povo em sua transculturalidade;

* Discussão da questão ambiental de maneira profunda pára além do ambientalismo em Voga. Ampla reflexão sobre:

- O que é natureza e sua diferença de recursos naturais? O que é sustentabilidade e sua diferença para desenvolvimento sustentável?


* Troca de experiências entre os povos da cidade e das florestas quanto ao respeito e perpetuação da imensa biodiversidade dos países latinos, buscando juntos soluções para problemas como o desmatamento da Amazônia, as garimpos ilegais, a exploração de recursos naturais não-sustentável, caça e pesca predatória, poluição atmosférica e hídrica, em busca de uma interação harmônica Homem–natureza;

* Mobilizar ações de denúncia contra agressões ao meio ambiente e propor mudanças práticas em determinadas localidades através de cartilhas educativas, contos e outras publicações, buscando níveis de abordagens diferenciados de acordo com os públicos.


A forma de divulgação abrange todas as áreas audiovisuais em formas de documentários, fotografia e música. Estes recursos serão utilizados em palestras nas escolas e comunidades e também nos meios de comunicação em geral.

Parceiros:

Greenpeace e Agência Envolverte

Comentários