Pular para o conteúdo principal

Artistas Brasileiros mostram a poética do pote vazio e das cordas que nos cercam


Museu Nacional da Poesia faz lançamento do ORIGINAL – livro de artistas edições II e III, mostra virtual dos exemplares, entrega aos artistas autores com recital de poesia neste 2 de julho de 2008, quarta feira, às 19 horas nos jardins internos do Palácio das Artes O Original – livro de artistas é uma ação entre artistas, com o objetivo de movimentar os ateliês, criar intercâmbio, promover e divulgar a arte no Brasil e no mundo, Regina Mello idealizou este projeto em 2006.

Em sua primeira edição, o Original foi uma homenagem a Mozart. No mesmo ano chega a Viena fazendo parte da programação oficial de homenagem aos 250 anos do gênio universal com uma exposição no Mozarthaus. Enquanto no Brasil uma exposição itinerante vem percorrendo diversos estados.Sob a direção e execução da artista visual, performer, poeta e multimídia Regina Mello, "Original" apresenta idéias e projetos que transcendem qualquer tipo de convencionalismo.

Vinte artistas brasileiros convidados produziram vinte e cinco obras para compor os vinte e cinco exemplares do livro de artistas "Original", cujo tema da segunda edição é: AS CORDAS QUE NOS CERCAM e o tema da terceira edição é: A FORMA DO POTE VAZIO. Cada artista desenvolveu sua idéia, a partir de suporte e técnica de livre escolha no formato A4 (21cm x 30cm), pré-estabelecido. Ao total das três edições a artista já arregimentou 60 artistas de norte a sul do país. Para a quarta edição com o tema: "Sou Ibero-americano", Regina já iniciou os convites.

Um artista representante de cada país dos 20 países Ibero-americanos selecionados. Original II – As Cordas Que Nos CercamArtistas participantes Ana Glafira/AL, Ana Gonzalez/PR, Cássia Veloso/MG, Clarisse Tarran/RJ, Enezila Campos/MG, Glória Lamounier/MG, Jorge Santos/MG, Ju Corte Real/SP, Lígia Borba/PR, Maria Emília Campos/MG, Pedro Augusto/MG, Regina Mello/MG, Sebastião Miguel/MG, Tarcísio Luiz de Paula/MG, Terezinha Escobar/MG, Thaís Helt/MG, Tchello d'Barros/SC, Valter França/MG, Vilma Rabello/MG, Viga Gordilho/BA. Original III – A Forma Do Pote VazioArtistas participantes Bernardo Britto Batista/SP, Bruno Zenóbio/MG,/Clevane Pessoa MG/RN/, Daniel Juliano/SP, Edna Moura/MG, Edu Rennó/MG, Élcio Cassola Padovez/SP, Eliane Velozo/PE, Giovana Dantas/BA, Glaucia Flügel/PR, Goto/PR, Lorena D'Arc Oliveira/MG, Luiz Cláudio Campos/BA, Marco Túlio Resende/MG, Marcos David/MG, Maria Lúcia Cattani/RS, Mônica Piloni/SP, Paulo Lisboa/MG, Regina Mello/MG, Ricardo Carvão/MG.

Serviço:
Original – livro de artistas
Lançamento, mostra virtual dos exemplares, entrega aos artistas autores e recital de poesiaDia 02 de julho de 2008 quarta feira às 19 horas
Local : Jardins Internos do Palácio das Artes
Telefones: (31) 25157367, 88387367

Regina Mello mailto:reginamello2004@yahoo.com.br

Imagens: "Bico-de-pena, pastel ou tecnica mista" de Clevane Pessoa, uma das artistas que integram o livro.

Foto: Clevane Pessoa e Regina Melo
http://poietisa.blogspot.com/



Informações enviadas por Clevane Pessoa - Vice-Presidente do IMEL - Instituto Imersão Latina


Comentários

hana disse…
Segundo a presidente do MUNAP, Regina Mello, autora desse projeto-ORIGINAL, LIVRO DE ARTISTAS, uma das caixas completas foi presenteado ao Palácio Galvêas, em Portugal, onde ela lançou seu livro "Cinquenta" e o poeta Wilmar Silva fez a apresentação do "Portuguesia", antologia lusófona, para o qual RM fez instalação alusiva.Cada conjunto artístico do Original-Livro de Artistas é entregue a um país, além de de fazer parte do acervo do Museu Nacional da Poesia.Bom para o mundo lusófono.Os vinte artistas participanetes doaram 25 trabalhos para a composição dessa edição terceira, com tema "A Forma do Pote Vazio".

Postagens mais visitadas deste blog

Tropofonia do IMEL ganha prêmio Roquette Pinto de rádio-arte!

"É com muita satisfação que a ARPUB e o MinC informam que o projeto Tropofonia: um laboratório de sons e sentidos, proposto pelo Instituto Imersão Latina - IMEL foi selecionado para receber o Prêmio Roqutette Pinto de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, na categoria rádio-arte/experimentação sonora."

COMISSÃO DE SELEÇÃO DO I PRÊMIO ROQUETTE- PINTO
ARPUB - Associação das Rádios Públicas do Brasil

"Nós do Instituto Imersão Latina (IMEL) e do Tropofonia recebemos esta notícia hoje e agradecemos a todos que participaram desse processo de construção coletiva do projeto até aqui. O programa Tropofonia agora será disponibilizado para circular pelas rádios comunitárias e educativas de todo o Brasil. Que essa onda se perpetue por todos os ares da América Latina!"
Brenda Marques Pena, Presidente do Instituto Imersão Latina

A Comissão de Seleção do I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos - Prêmio Roquette-Pinto foi composta pelos membros:

Patrick Torqua…

Os Grandes projetos na Amazônia e seus impactos

“Realizar uma grande aliança dos quem tem modos de vida ligados a terra, as águas e as florestas, povos indígenas,comunidades de camponeses e ribeirinhos e demais entidades sociais que sofrem os impactos dos grandes projetos na Amazônia e de quem se solidariza com eles, para estabelecer a resistência a diversos níveis, local, regional, nacional einternacional”, é o que sugere uma das conclusões do Seminário Internacional de Grandes Projetos na Amazônia e seus Impactos. As conclusões do Seminário foram publicadas no site do Cimi no último dia 6.


Eis a carta final do encontro:

Nós, membros de Movimentos Sociais e Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Peruana e Boliviana e do Conselho Missionário Indigenista – Cimi, reunidos no “Seminário Internacional de Grandes Projetos na Amazônia e seus Impactos”, nos dias 2, 3 e 4 de junho de 2010, na cidade de Rio Branco, estado do Acre,

Considerando:

1) Que os grandes projetos da IIRSA(Iniciativa para Integração da Infra-Estrutura da América …

De volta à Pangéia: um dos contos DESnaturalizados de Brenda Mar(que)s Pena do Imersão Latina

De volta à Pangéia* Quem sabe a arte console hoje todos os corações solitários carentes da real beleza muda dos materiais e cores dos sonhos, como intocáveis desejos do querer. Esse era o último apelo de Péricles: viver um deja vu de emoções. Assim as lembranças tomavam o chá das onze com ele todos os dias, como se cada gota tivesse o gosto de um amigo ou amante distante. E foi assim todos os finais de noite, até que a terra se transformou novamente na Pangeia, quando não havia essa divisão entre continentes. E no meio desse emaranhado de terras Péricles viajou no tempo, provocando a erupção de mil vulcões até que a lavra do amor queimou para sempre os corpos…. Brenda Mar(que)s Pena durante lançamento de DESnaturalizados. Foto: Marja Marques *Miniconto do meu livro (DES)naturalizados. Exemplares à venda por R$ 15,00 no Coletivo Contorno (avenida do Contorno 4640 – sala 701, bairro Funcionários) e na Casa Leopoldina (rua Leopoldina 357, bairro Santo Antônio). Peça também pelo e-mail: co…