O Futuro do Planeta em nossas mãos


Por: Brenda Marques Pena, Jornalista Presidente do Imersão Latina e Professora voluntária de criação literária no Projeto Reconstruir.

Um grupo de quarenta crianças venezuelanas apresentou alguns problemas ambientais a Comissão Ambiental daquele país. A Associação Geografia Viva aponta entre as grandes preocupações ecológicas do país o aquecimento global, o desflorestamento e a contaminação das águas. A Embaixada da República Venezuelana no Brasil informou que esta foi a primeira vez que a Assembléia Nacional aprovou medidas de preservação aos parques nacionais a partir de solicitações da sociedade civil.

Estas são situações que precisam ser tratadas em todos os países latino-americanos. As mudanças climáticas são conseqüências diretas da falta de cuidado da humanidade com a natureza. No dia Mundial do Meio Ambiente, Meninas de 08 a 14 anos, alunas da ONG brasileira Reconstruir em Belo Horizonte, Minas Gerais durante oficina de criação literária, desenvolveram o tema: O cuidado com o meio ambiente e a fome no mundo.

Veja alguns trechos das redações que são verdadeiros apelos para à preservação:


“Hoje em dia a fome está sendo muito comum, porque as pessoas não estão sabendo cuidar do meio ambiente. Os homens acabam com as árvores e poluem o ar. Com a derrubada de árvores e queimadas, o clima muda de repente e acaba com as plantações. As plantas não vivem sem nossa ajuda!”

Taynara Silva de Jesus

“Olá! Eu sou a laranjeira e preciso de tratamento. Quem quer cuidar de mim? Se alguém cuidar de mim eu vou dar muitos alimentos. Me ajude a viver, vocês podem me molhar. Salve as plantas. Salve o mundo!”

Josiane Dias

“Nós não podemos desmatar a natureza porque ela é a nossa vida!”

Bruna Pereira

“Já ouvi muito falar sobre fome, pelo que eu sei a fome ocorre por causa de uma burrice do homem que ta jogando lixo nos rios e desmatando. Penso nisso e tome uma decisão!!!”

Flávia

“Cuide das árvores e das plantas, se você não cuidar do meio ambiente, passará fome e sede. Estão pondo fogo nas matas, não faça isso, porque está poluindo o mundo.”

Walesca

Comentários

Postagens mais visitadas