Memória: 15º ENCONTRO LITERÁRIO INTERNACIONAL ABRACE

Por Rogério Salgado*

Todo poeta tem de ser respeitado como poeta que é, e eu respeito-os como poeta que são. Mas como seres humanos que contribuem para a construção de um mundo melhor, que não seja seu próprio mundo, mas o mundo de todo mundo. Sem egoísmos, só respeito (por enquanto). Cinco poetas na capital mineira: Clevane Pessoa, Cláudio Márcio Barbosa, Brenda Marques Oena, Rodrigo Starling e Márcio Llobos,, pois pelo que conheço deles, esses poetas estão sim, construindo algo para outros que não sejam eles próprios. E foram justamente esses quem mas estiveram á frente do 15º ENCONTRO LITERÁRIO INTERNACIONAL ABRACE em BH ( com exceção de Marco Llobus, que neste evento esteve ausente na organização), dias 13 a 16 de novembro último, dedicado a memória do escritor Luiz Lyrio.

O Movimento Cultural aBrace, idealizado pelos poetas Roberto Bianchi e Nina Reis, tem como lema a solidariedade entre criadores, a promoção de escritores e a preservação Cultural. Visa promover a cultura e o intercâmbio entre os escritores e o público em geral. Ao longo desses anos, nos encontros do movimento Cultural aBRACE sempre procuraram como objetivo principal, além do papel de entretenimento somado ao compromisso no aspecto cultural, estimular á leitura, promovendo um intercâmbio entre os escritores e artistas Brasileiros com os paises de idioma espanhol localizados na América Latina.

Durante esses três dias aconteceram passeios turísticos pela cidade, debates, almoço de confraternização no Restaurante Dona Preta e Sarau no centro Cultural Lagoa do Nado, com a participação maciça de poetas brasileiros e estrangeiros, tais como Francirene Gripp, Adão Rodrigues, Neusa Ladeira, Tânia Diniz, Lìvia Tucci, Iara Abreu, Marco Lisboa, Rosangela Ferris, Antonio Montes ( MT ), Luna Matos, Ricardo Evangelista & Sueli Silva, Raul Larosa (Brasilia ), Jacqueline Aisenman ( Suiça ), Pilar Rodrigues Aranda ( Mèxico ), Shirley Cotto ( Uruguai ), Zimóm Zavala Gusmán (Equador). entre outros. O evento teve como apoio do IMEL - Instituto Imersão Latina, Restaurante Dona Preta, Movimento Poetas Pela Paz e Pela Poesia e do Centro Cultural Lagoa do Nado. Que outros poetas façam como esse em Belo Horizonte.

Texto de Poeta Rogério Salgado, publicado no Jornal Porta Voz de Venda Nova em  02-11-2013 - BH
Nina Reis e Roberto Bianchi, diretores do aBrace durante o encontro no Centro Cultural da Lagoa do Nado

Comentários

Gabriel Arcanjo disse…
É isto mesmo, os poetas devem se encontrarem. Aqui em São Paulo existe todo um movimento neste sentido, com diversos sarais espalhados nas periferias. Meu projeto neste ano tem o seguinte título "Para Ler e Escrever o Mundo". Através da leitura é que ampliamos a vida.visitem o meu blog
gabrielarcanjopt.blogspot.com Um abraço a todos os poetas.

Postagens mais visitadas