Pesquisadores e ativistas debatem liberdade de expressão na América Latina, nesta segunda, em contraponto à SIP


Contraconferência online terá a participação de Luis Lazzaro, do órgão regulador da Argentina, Fernando Morais, Emir Sader e dos principais pesquisadores brasileiros de políticas de comunicação. Acompanhe a atividade nesta segunda, das 15h às 21h, pelo site postv.org
 
Em iniciativa que pretende ser um contraponto à Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), a campanha Para Expressar a Liberdade, em parceria com a posTV, a Carta Maior, Revista Fórum, Brasil de Fato e Caros Amigos, vai promover nesta segunda uma contraconferência online para discutir liberdade de expressão na América Latina.
A SIP tem sido, nos últimos anos, a principal porta voz dos donos da mídia no continente, mas suas ações não se limitam à defesa de interesses empresariais. Não por acaso, os momentos em que ela esteve mais em evidência tiveram relação com a busca de desestabilizar governos progressistas da região.

O debate já tem confirmada a participação de pesquisadores e ativistas da Argentina, Equador, Peru, Uruguai e Brasil, e vai acontecer num formato de programa de debate online, transmitido diretamente da Casa Fora do Eixo, em São Paulo, pela posTV (postv.org).

Às 17h30, o diretor de planejamento da AFSCA (órgão regulador para comunicação da Argentina), Luis Lazzaro, vai falar sobre a expectativa de adequação do grupo Clarín à lei de Serviços de Comunicação Audiovisual, aprovada em 2009. Entre os brasileiros confirmados estão o escritor Fernando Morais, o professor Emir Sader e os pesquisadores do campo das políticas de comunicação César Bolaño, Dênis de Moraes, Lalo Leal, Marcos Dantas, Murilo Ramos, Suzy dos Santos e Venício Lima. A programação completa, com horários, segue abaixo.

A campanha Para Expressar a Liberdade tem a participação de dezenas de entidades da sociedade civil. A ação da contraconferência é promovida pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e pela Frente Paulista pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão.

Programação Contraconferência - liberdade de expressão na América Latina: de que lado está a SIP?
HorárioNomeOrganização/universidade
15hMarcos DantasUlepicc/UFRJ
15h30Dênis de MoraesProfessor UFF
16hSuzy dos SantosProfessora UFRJ
16hEmir SaderProfessor UERJ
16hSilmara HelenaSecretária de Comunicação de Suzano
16hRenato RovaiRevista Fórum
16hBeá TibiriçáColetivo Digital
16h30Murilo RamosProfessor UnB
16h30Ana Paola AmorimPesquisadora UFMG
17hEduardo GuimarãesBlog da Cidadania
17hCésar BolañoProfessor Universidade Federal do Sergipe
17hLalo LealUSP/TV Brasil
17h30Luis LazzaroAFSCA (órgão regulador argentino)
17h30Isis de PalmaAliança Internacional de Jornalistas
18hEdison LanzaProfessor da Universidade da República do Uruguai
18hVenício LimaProfessor aposentado UnB
18hMárcio ZontaBrasil de Fato-Peru
18h30Terezinha VicenteCiranda da Informação Independente
19hCarla RabeloInstituto Alana
19hFernando MoraisEscritor
19h30Pedro PomarSindicato é pra lutar!
20hPancho Ordóñezprofessor do Equador

-- 

Comentários

Postagens mais visitadas