15 de outubro: dia do Professor


AGRACIADO PELO ATO DE AGRADECER
                                                                                                             
Por CARLOS SILVA
B O L A – Bola
C A S A – casa
1+1 é = a 2
Muitos anos passados, mas até hoje, ainda posso ouvir as vozes dos mestres no oficio de me direcionar aos caminhos do aprendizado.
Por vezes, em horas tantas já no meu crescido mundo, sempre tinha algo que retroagia meus sentidos para lembrar-me daqueles que foram meus cumplices, pilares do meu hoje conhecer.
Válidos foram, até os momentos de correção pesada em conter-me de castigo, não ter direito ao recreio, face alguma travessura e até mesmo de umas “palmatoriadas”.
Trilhei por varias vertentes da vida, andei por cidades e com orgulho eu podia ler o itinerário do ônibus, a peça em cartaz, as sinalizações indicativas das cidades grandes, o cardápio oferecido, o teste numa empresa, a colocação no mercado de trabalho. Naqueles passos dados, estavam o auxilio presente dos mestres que um dia me apresentaram as primeiras letras e números dos quais, hoje tanto uso faço, na confecção das minhas obras, escritas, faladas e cantadas.
Minha gratidão vai além dos tempos idos. Acredito que atravessa dimensões incalculáveis de tão rico, prospero, proveitoso, gratificante  e aproveitáveis momentos daquele aprendizado.
O meu B O L A transformou-se em poesias, letras musicais, textos direcionados a tantos.
O meu 1+1 é = a  2 , utilizo nos compassos, nas métricas para enriquecer a minha rima ou o ritmo que emprego numa canção.
O que seria de tudo isso, se não fosse a base do ensino e das horas de dedicação e muito labor dessa figura iluminada chamada de professor?
Ao ouvir hoje, quão sofrida é a arte de ensinar, levada pela insegurança, pela violência, pelos descasos governamentais “em se tratando de suas tão merecidas remunerações” eu fico a pensar? O que move uma pessoa, a dedicar tanto amor nessa chamada arte de ensinar?
Dia 15 de outubro, é o dia daquele que ensina todo dia, todos os meses e todo o ano de um período Escolar. Um dia é muito pouco para comemorar ou para ser lembrado. Mas é justo e digno que tenhamos sempre a frase de gratidão nos lábios e sempre digamos: MUITO OBRIGADO MEU QUERIDO PROFESSOR.

Comentários

Postagens mais visitadas