Valorização e respeito à diversidade estão na programação da Semana Fluminense do Patrimônio


A II Semana Fluminense do Patrimônio será realizada de 17 a 23 de agosto em todo o Estado do Rio de Janeiro. Dois eventos principais compõem a Semana: a abertura em Cabo Frio, e o II Encontro do Patrimônio Fluminense, em Vassouras.

A programação da Semana contribui para a preservação dos acervos culturais e científicos por meio da conscientização dos cidadãos, cooperando para a valorização e o respeito à diversidade ambiental, cultural, social, étnica e religiosa do Estado. Neste ano, a Semana Fluminense do Patrimônio se alinha à Rio+20 trazendo a sustentabilidade como tema principal dos debates.

Serão promovidos concursos de poesias, fotografias e pôsteres em todo o Estado, cujos vencedores terão os trabalhos expostos durante o II Encontro do Patrimônio Fluminense 2012, que acontecerá em Vassouras de 21 a 23 de agosto.

O objetivo é promover a valorização do patrimônio natural e cultural fluminense, ampliando o conhecimento da população sobre o patrimônio de cada município, em suas diversas formas de expressão, fortalecendo, assim, sua memória, identidade e autoestima.

A Semana Fluminense do Patrimônio é uma parceria entre várias instituições científicas e culturais, como o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (Aperj), a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a Fundação Casa de Rui Barbosa, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac/Secretaria de Cultura do Estado de Rio de Janeiro), a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), o Museu do Meio Ambiente/Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e o Museu Nacional (MN/UFRJ).

Outras informações no site www.patrimoniofluminense.rj.gov.br, onde poderão ser conhecidos, também, os eventos, entrevistas e outras atividades ocorridas na primeira edição de 2011.

Mais informações: http://www.patrimoniofluminense.rj.gov.br

Fonte: Assessoria de Imprensa
IPHAN/RJ Chico Cereto e Eliza Morenno
(21) 2233-6334  (21) 9127-7387

http://portal.iphan.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas