Inauguração do primeiro Ponto de Memória de Sabará pelo Instituto Imersão Latina em parceria com o IBRAM e Museu do Ouro será hoje


O Ponto “Memórias do Pompéu” será inaugurado na próxima sexta-feira, dia 24, em Pompéu, distrito de Mestre Caetano, município de Sabará. Durante o evento, coordenado pelos artistas Aline Cântia e Chicó do Céu e pela historiadora Isabella Menezes, do Museu do Ouro, será lançado o Edital “Seja um contador de histórias”, para formação de um grupo local de narradores. O momento também contará com apresentações culturais, literatura, música e culinária da terra. O projeto faz parte do programa Pontos de Memória do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) que premiou 45 iniciativas de memória social no Brasil e 03 no exterior. Entre elas, está o projeto de pesquisa e narração de histórias dos artistas Aline Cântia e Chicó do Céu, do Instituto Imersão Latina, de Belo Horizonte. Com o prêmio, que visa reconhecer e estimular o trabalho, a fim de fomentar sua continuidade e sustentabilidade, eles estão realizando o projeto “Contando Histórias de Pompéu”.

O projeto começou em maio com a pesquisa de histórias locais e terá o lançamento oficial nesta sexta-feira às 19horas, no pátio da Escola Municipal Rosalina Alves Nogueira. Durante os próximos 03 meses, o grupo selecionado vai participar de encontros para discutir as metodologias de pesquisa da história oral, praticá-las em entrevistas com os moradores e transcriar, por meio de oficinas da arte de contar histórias, todo o repertório recolhido. O encerramento está previsto para novembro, com uma apresentação coletiva de histórias, memórias e canções de Pompéu. O projeto é uma realização do IBRAM com o Instituto Imersão Latina, em parceria com o Museu do Ouro e apoio da EM Rosalina Alves Nogueira e o município de Sabará.

Os Pontos de Memória 

 Para atender os diferentes grupos sociais do Brasil que não tiveram a oportunidade de narrar e expor suas próprias histórias, memórias e patrimônios nos museus, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), apoia ações de memória em comunidades populares das cinco regiões do país, por meio do Programa Pontos de Memória.Os Pontos de Memória têm por concepção reconstruir e fortalecer a memória social e coletiva de comunidades, a partir do cidadão e de suas origens, histórias e valores. Com metodologia participativa e dialógica, trabalham a memória de forma viva e dinâmica, como ferramenta de transformação social.


O trabalho de Aline Cântia e Chicó do Céu

A dupla começou a trabalhar junto em 2007, na cidade de Belo Horizonte. Inicialmente, percorreram várias cidades brasileiras (de Minas ao Pará), experimentando as linguagens e pesquisando músicas regionais e as histórias de tradição oral. Com o passar dos anos, o trabalho foi se fortalecendo a partir de encontros, vivências e estudos até chegar à criação de uma identidade em que dialogam a música e a palavra narrada. Desde o início do trabalho já percorreram mais de 100 escolas, em parcerias com Secretarias Municipais de Educação e Cultura. Em 2011, receberam o prêmio “Bolsa de Circulação Literária”, concedido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Com o projeto premiado, “Da Estante pro Instante, e vice-versa”, eleslevaram oficinas e apresentações artísticas a municípios de Minas, São Paulo e Goiás. O trabalho foi selecionado para publicação no livro Funarte – Políticas para Artes, uma publicação do Ministério da Cultura, em 2012. Em 2012, além do projeto do Ponto de Memória também estão envolvidos com a gravação do primeiro cd “Contos de lá nos Cantos de cá”, com trabalhos de formação de mediadores comunitários e apresentações por BH e pelo Brasil. Eles também acumulam experiências internacionais, levando suas apresentações para encontros e festivais de Narração de História, no Brasil e em países da América Latina, como Venezuela, Bolívia, Argentina, Cuba e Costa Rica.

Mais informações no blog: alinecantiaechicodoceu.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas