Encontro Nacional de Contadores de Histórias recebe inscrições para oficinas até 15 de agosto

Estão abertas as inscrições para as oficinas oferecidas pelo Encontro Nacional de Contadores de Histórias, evento que integra o Projeto Feira Literária de Contadores de Histórias. O projeto idealizado e coordenado pela Cia Alicce Oliveira, com produção de Mazé Oliveira, tem o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SES/MT), por meio do Programa de Apoio à Cultura, e visa fomentar a cultura literária oral e escrita no Estado. O encontro, que também faz parte das comemorações do Centenário da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, terá 12 sessões de contação de histórias e nove oficinas nos quatro dias de evento, que deve receber mais de duas mil pessoas.

A abertura oficial acontece no dia 03 de setembro no Palácio da Instrução, em Cuiabá, e as atividades acontecerão entre os dias de 04 a 06 de setembro, no Sesc Arsenal. O público alvo das oficinas são os educadores, acadêmicos, agentes de leitura, artistas e demais interessados no tema. A participação em cada oficina terá o valor de R$ 10,00 e cada participante poderá se inscrever em uma oficina por dia, com direito a certificado. As inscrições se encerram no dia 15 de agosto.

As oficinas No dia 04 de setembro acontecem as oficinas de Manipulação de Bonecos, com Wanderson Lana (MT) trabalhando as técnicas de manipulação de bonecos; Elaine Cristina Gonçalves (MT) ministra a oficina Humor e Histórias, que tem como foco desenvolver as habilidades corporais e vocais cômicas para serem utilizadas na contação de histórias. Em Contar histórias – Espaço de Encantamento e Sensibilização, ministrada por Rosane Castro (RS), o objetivo é sensibilizar os participantes para o ato de narrar histórias e sua importância no contexto histórico/social.

Dando continuidade às atividades, no dia 05 o ator Vinicius Rangel (MT) oferece a oficina Livro Aberto Conto Certo, que se utiliza da contação de histórias com recursos ilustrativos que apoiam a oralidade. O também mato-grossense Maurício Ricardo leva ao público a oficina O Corpo em Ação, visando o desenvolvimento do domínio corporal e vocal, com leituras dramatizadas, contação de histórias, além de jogos dramáticos voltados para despertar o interesse pela criatividade. Em Tamoin - um contador de histórias, o instrutor Luiz Carlos Ribeiro (MT) foca a contação de histórias, com abordagens de conteúdo antropológico, que enfoca a importância dos contadores de histórias, dentro do contexto sociocultural de uma nação indígena.

Encerrando o ciclo de oficinas, no dia 06 acontecem as oficinas Cada Um Conta de Um Jeito, com Aline Maciel (SC), fazendo com que os participantes experimentem diferentes formas de se contar um conto. Serão abordadas técnicas de memorização e de expressão corporal e vocal bem como alguns aspectos teóricos da contação de histórias, como: elementos de uma história, quando e como adaptar um conto e técnicas de memorização.

A oficina O Universo Brincante do Contador de Histórias, ministrada por Carlos Godoy (SP) prioriza o contato com o jogo teatral, com brinquedos cantados, improvisação teatral e principalmente a narração de histórias. Em A Contação de Histórias na Sala de Aula: o desenho, a dobradura e o barbante, Fernanda Munhão (SP0, busca enriquecer a arte de contar histórias na sala de aula. As oficinas tem vagas limitadas. Mais informações podem ser obtidas no blog do Evento:

Mais Informações: http://encontrodecontadoresdehistorias.blogspot.com.br 
e-mail: divulgacaoencontro2012@gmail.com 
(65) 3641-9197/(65)8124-8167

Publicado em: http://www.aletria.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Grandes projetos na Amazônia e seus impactos

De volta à Pangéia: um dos contos DESnaturalizados de Brenda Mar(que)s Pena do Imersão Latina