América Latina: Um encontro necessário


Iniciativar e promover integração entre culturas latino-americanas através das artes, provocando uma consciência de unidade entre os povos.

A cidade de Pedro Leopoldo recebe, de 25 de setembro a 24 de outubro de 2010, em diversos pontos da cidade, o projeto AMÉRICA LATINA: UM ENCONTRO NECESSÁRIO. Durante esse período, vários países latino-americanos participam de extensa agenda cultural, com oficinas, mostra de cinema, mesas redondas e espetáculos musicais.

Idealizado por Geovana Jardim, produtora cultural que em 2007 ministrou palestra na Universidade de Caracas, Venezuela, durante o Fórum Social Mundial Polcêntrico, em 2006, sobre a construção de uma nova história na América Latina por meio da oralidade e diversidade cultural, a convite do Imersão Latina. Também participam da realização do projeto George Abner, jornalista e Pereira da Viola, cantor e compositor.
O evento busca contribuir com a integração político-cultural do Brasil aos demais países do continente, representados por Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Peru, Uruguai e Venezuela. Entre as discussões, há uma série de questionamentos: por que nações tão próximas mantêm-se tão distantes nas relações culturais e políticas? A realidade cultural dos países latino-americanos é bastante diversificada. Cada nação exibe profundos traços culturais, mas aproximam-se sob diversos aspectos, da alegria à receptividade dos povos.

Compreendendo as artes como formas de transmissão de idéias e provocadoras de interações entre pessoas, o AMERICA LATINA reunirá música, cinema, fotografia e debates, demonstrando um recorte da diversidade cultural latino-americana, aproximando o público brasileiro dessas identidades e estimulando o sentimento de unidade entre os povos do continente.

A discussão sobre a unidade é destacada em dois momentos: no debate sobre a Amazônia, a ser realizado no sábado, 23, e no encontro musical dos dias 22, 23 e 24 de outubro. A maior floresta do mundo se estende por nove países e, recentemente, motivou sérias questões diplomáticas, como as atividades de grupos militares, pesquisas internacionais, conflitos por definição de fronteiras, problemática ambiental e questões internas, como a demarcação de terras indígenas.
Cinema
A importância do cinema na construção do imaginário latino-americano também é tema de debate. O Brasil é um grande consumidor do cinema estadunidense, em que questões importantes da América Latina são retratadas de forma superficial, ou pejorativa. Para aproximar o cinema latino-americano da realidade brasileira, será realizada uma mostra de filmes e documentários, ao longo de sete dias, no Cine Marajá.

Programação musical

Os encontros musicais procuram fazer um recorte da canção latino-americana preocupada com as questões sociais e políticas do continente. A programação apresenta artistas como a chilena Tita Parra, o venezuelano Jose Alejandro Delgado e o boliviano Luis Rico, que dividirão o palco com os brasileiros Chico César, Nilson Chaves, Pereira da Viola, Dércio Marques, grupo Tarancón e, também, Surlatino e Unión Latina, formados por músicos brasileiros e latino-americanos do Uruguai, Colômbia e Peru.

Oficinas

O conceito de Paisagem Cultural, que integra homem, comunidade, ambiente, bens culturais, naturais e históricos, estará presente nas oficinas do América Latina, sendo elas: Construção de Cenário Ecológico, Construção de Instrumentos e Improvisação Musical e Fotografia.

Realizado pela Jardim Produções através da Lei Estadual de Incentivo à cultura de Minas Gerais, patrocinado pela Holcim Brasil S.A., o encontro é apresentado pela Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo e conta com apoio do Instituto Holcim Comunidade, Instituto Artivisão, Instituto Manacá, Faculdades Pedro Leopoldo, Cine Marajá, Televisión América Latina (TAL) e Pitanga Comunicação e Cultura.
Sobre o Patrocinador

No Brasil desde 1951, a Holcim é líder mundial em cimento, concreto e agregados. Com operações na região Sudeste e no Distrito Federal, a empresa emprega cerca de duas mil pessoas e tem sua gestão orientada pelos princípios do Desenvolvimento Sustentável.

SERVIÇO

AMÉRICA LATINA: UM ENCONTRO NECESSÁRIO
25 de setembro a 24 de outubro de 2010
Pedro Leopoldo (MG) - Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas