IMEL 5 anos: Cine Clube Latino exibe Olhos Azuis no Cine Humberto Mauro
Em atividade de comemoração do aniversário de 5 anos do Instituto Imersão latina, a Itinerância do Cine Clube Latino exibe um filme político no dias das eleições presidenciais. Olhos Azuis: um duelo na fronteira, filme nacional que mostra o preconceito racial e cultural na relação de norte-americanos e latino-americanos, em uma trama que mistura drama e suspense policial. Grande vencedor do II Festival Paulínia de Cinema deste ano, com seis prêmios, incluindo o de Melhor Filme, Olhos Azuis ficou apenas uma semana em cartaz em BH.
Assim, o Cine Clube Latino antecipa o “Passou-batido” em parceria com o Cine Humberto Mauro por meio da itinerância do cineclube dedicado à exibição de filmes sobre questões e a cultura latino-americana. José Joffily, diretor de Olhos Azuis foi professor por 20 anos junto ao Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense, repete neste filme a bem sucedida parceria com o roteirista Paulo Halm, com quem realizou os longas-metragens Dois Perdidos numa noite suja (2002) e Achados e Perdidos (2006). Entre outros trabalhos seus mais recentes estão a co-direção com Roberto Bomtempo do longa-metragem de ficção Mão na Luva (2010), filmado Junho em BH, e a direção dos documentários A Vocação do Poder (2005), co-dirigido com Eduardo Escorel, e A Paixão Segundo Callado(2007).
O DIRETOR JOSÉ JOFFILY
Nascido em 1945 em João Pessoa/PB, José Joffily é Cineasta e Mestre em Comunicação pela UFRJ. Paralelamente à sua atividade como realizador e produtor, trabalhou durante 20 anos junto ao Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense, como professor adjunto. Em 2000 foi presidente da ABRACI, Associação Brasileira de Cineastas. Foi em 1981 que fundou a produtora Coevos Filmes, com a qual passou a produzir seus projetos audiovisuais. A produtora tem mais de 15 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens realizados. Entre os longas realizados destaca-se Quem matou Pixote? (1996), A Maldição de Sanpaku (1992), Urubus e Papagaios(1985), Dois Perdidos numa noite suja (2002) e Achados e Perdidos (2006). Seus trabalhos mais recentes são a produção e direção dos longa-metragenm de ficção Mão na Luva (2010), co-dirigido com Roberto Bomtempo, filmado em BH, e Olhos Azuis(2009),e a direção dos documentários A Vocação do Poder (2005), co-dirigido com Eduardo Escorel, e A Paixão Segundo Callado(2007), produzido pela Lumén Produções. Como roteirista escreveu, entre outros, os longas-metragens: O Sonho Não Acabou; Parahyba Mulher Macho; Avaeté, A Semente da Vingança (Melhor Roteiro Rio Cine Festival); O Rei do Rio; A Filha dos Trapalhões; Terra Para Rose; Vai Trabalhar Vagabundo II (Melhor Roteiro Festival de Natal); O Guarani; Urubus e Papagaios; A Cor do Seu Destino (Melhor Roteiro Festival de Brasília); A Maldição do Sanpaku e Quem Matou Pixote? (Melhor Roteiro Festival de Gramado).
UM THRILLER DAS DIFERENÇAS
Marshall (David Rasche) é o chefe do Departamento de Imigração do aeroporto JFK, em Nova York. Comemorando seu último dia de trabalho, Marshall resolve se divertir complicando a entrada no país de vários latino-americanos. Entre eles está Nonato (Irandhir Santos), um brasileiro radicado nos EUA, dois poetas argentinos, uma bailarina cubana e um grupo de lutadores hondurenhos. Dois anos depois, Marshall vem ao Brasil procurar uma menina de nome Luiza. Quando ele conhece Bia (Cristina Lago), uma jornada em busca de redenção se inicia.
ELENCO
David Rasche (Marshall)
Cristina Lago (Bia)
Irandhir Santos (Nonato)
Erica Gimpel (Sandra)
Frank Grillo (Bob)
Valeria Lorca (Assumpta)
Pablo Uranga (Martin)
Branca Messina (Calypso)
Hector Bordoni (Augustin)
Everaldo Pontes (Avô)
Zezita Matos (Socorro)
Fernando Teixeira (Medico)
FICHA TÉCNICA
Direção: José Joffily
Produção: José Joffily e Heloisa Rezende
Produtor Associado: João Vieira Jr.
Produção Executiva: Heloisa Rezende
Argumento: José Joffily, Jorge Duran e Paulo Halm
Roteiro: Paulo Halm e Melanie Dimantas
Direção de fotografia: Nonato Estrela, ABC
Direção de arte: Claudio Amaral Peixoto
Figurino: Ellen Millet
Montagem: Pedro Bronz
Trilha Sonora: Jaques Morelenbaum
Direção de Produção (Argentina): Jaime Lozano
Elenco (EUA): Steve Vicent e Sig Miguel
Elenco (Argentina): Jaime Lozano e Emiliano Lozano
Distribuição: Imagem Filmes
Produção: Coevos Filmes
Gênero: drama
Ano: 2009
Duração: 111 minutos
Classificação: 16 anos
Idioma: português, inglês e espanhol
Subtítulos: português e inglês
Cor: colorido
Som: Dolby SRD
Formato: 35mm
Serviço:
Exibição do filme Olhos Azuis: um duelo na fronteira (111 minutos)
– seguido de debate com o diretor José Joffily (RJ) - Exibição em 35 mm
31 de Out - 16 horas – Itinerância do Cine Clube Latino
Atividade de Comemoração de 5 anos de aniversário do Instituto Imersão Latina - Mais informações no site: www.imersaolatina.com
http://olhosazuisfilme.blogspot.com/
www.olhosazuisfilme.com.br/olhosazuis/
Contato para a Imprensa, para entrevistas com o diretor:
(31) 88119469 (Brenda Marques)
Comentários