Flashes e comentários do 24h all café

Fotos e textos de Brenda Marques e Clevane Pessoa, presidente e vice do IMEL*

24 de maio foi dia nacional do café para comemorar a data a CAFETERIA KAHLUA de Belo Horizonte , MG, Brasil, ficou aberta por 24 horas subsequentes. Cerca de 500 pessoas compareceram ao “24h all café” sob a curadoria de Brenda Mars, nome artístico de Brenda Marques Pena, poeta jornalista e baterista.

Choveram artistas, atores, poetas e artistas plásticos tradicionais ou de vanguarda. Havia brasileiros, latinos, em especial o casal argentino Sebastián Moreno e Laia Ferrari que estão levando ao ar o TROFONIA (*)na Rádio UFMG Educativa 104.5 realizado também por Joaquim Palmeira (Wilmar Silva). Juntos, eles abriram as intervenções poéticas da noite. A poeta Joyce também deu sua contribuição na noite.


Adentraram a madrugada a poesia, shows musicais, mostra de um vídeo produzido pela Escola de Cinema de Belo Horizonte com 200 cenas de cafés. O Kahlua foi palco de encontros multidirecionados de expressão de diferentes poéticas contemporâneas neste início do século XXI.

O evento resgatou assim o clima mágico e vanguadista, com pitadas de nostalgia, do Café Voltaire onde se reuniam artistas surrealistas, dadaístas e futuristas no início do século XX.

Tudo aconteceu a partir da zero hora, na virada de sábado para domingo e atraiu muita gente.O evento começou com a música de Thiago Machado, depois Los Elles (trio de jazz e blues de Tiradentes e São João Del Rey), Binné Zimmer, Cláudio Carvalho, Dj Fausto, Gabriel Guedes, a Banda Caution B Trio. O percussionista Nelsinho Rodrigues (tesoureiro do Imersão Latina) e Brenda Mars (Presidente do IMEL) fizeram várias intervenções acompanhando músicos.

A presidenta do Clube Brasileiro da Língua Portuguesa (CBLP), Silvia Araújo Motta, no ano da França no Brasil cantou e tocou La vie en rose, de Edith Piaf acompanhada por Brenda Mars na bateria. Também ofereceu trovas a Clevane Pessoa, Poeta Honoris causa pelo CBLP, que contempla oito países lusófonos.

As intervenções poéticas ficam a cargo de Brenda Mars,Clevane Pessoa, Wilmar Silva, Diovvani Mendonça (Projeto Pão & Poesia, de Contagem , MG, que acaba de ser contemplado com o primeiro lugar no Concurso "Mídia Livre") .Também Bilá Bernardes, do Gato Pingado e Cônsul em Minas de poetas del Mundo, Rogértio Salgado (Organizador do Belô Poético junto com Virgilene Araújo) e Lívia Tucci (Miss jazz- cantora e poeta) que cantou La Guantanamera com Binné Zimmer para homenagear José Martí.


"Foi o melhor evento já realizado no Kahlua. Cerca de 500 pessoas estiveram presentes durante as 24h all café".

(Ruimar (Rui), empresário e barista, dono da cafeteria Kahlua)
"Parabéns pela idéia e iniciativa. Gostamos muito de tocar lá e
esperamos estar nas próximas."

(Richard Neves, tecladista da banda Los Elles de Tiradentes)

"O evento foi ótimo, adorei trabalhar no 24h all Café"
(Cláudio Antônio Pereira Carvalho, músico e responsável pelo equipamento de som.)

Se você também foi ao 24h all café. Envie sua opinião por e-mail brandajornalista@gmail.com ou comente nesse post!!!


Projeto KFÉ foi lançado no 24h all café

Durante o 24h All Café foi explicitada a proposta do projeto KFÉ - de conscientização ambiental que envolverá um treinamento de jovens baristas, de regiões carentes pelo Instituto Imersão Latina (IMEL), café Kahlua e parceiros.

"A campanha visa difundir a cultura do café com responsabilidade social do cultivo ao consumo" explica a jornalista Brenda Marques Pena, que também é fotógrafa e registrou todas as apresentações em foto e vídeo. A artista visual Iara Abreu, presente ao evento filmou as apresentações de Brenda e de Lívia Tucci (Miss Jazz).
O Instituto Imersão Latina é uma ONG formada por ativistas que se preocupam em mostrar a diversidade cultural e ambiental da América Latina. O IMEL desenvolve projetos e atividades culturais, de capacitação e treinamento com outras entidades que visem o desenvolvimentos sócio-cultural, pesquisa e difusão das memórias e identidades culturais latino-americanas.

Na cafeteria Kahlua, localizada na rua Guajajaras 416, esquina com rua da Bahia em Belo Horizonte, além de saborear as delícias oferecidas, o frequentador poderá conhecer as telas de Neuza Ladeira e de Thayná Carneiro até 25 de junho. 30% da venda dos quadros expostos assim como parte da receita do dia do café será doada ao IMEL para realização do livro KFÉ em grãos poéticos e treinamento de jovens baristas. Aproveite o dia dos namorados para doar arte para quem você ama.

Mais informações sobre o 24h all café e o projeto KFÉ:
(31) 88119469 (31) 30476186 (Brenda – IMEL)
(31) 3222-5887(Rui – Kahlua) CAFÉ KAHLUA

*Brenda Marques Pena e Clevane Pessoa, presidente e Vice Presidenta do IMEL e representantes do Movimento aBrace (Brasil-Uruguay) são convidadas especiais dos Juegos Florales de la Republica Dominicana que será realizado em novembro pelo poeta Garibaldy Martinez. Poetas podem enviar trovas para participar dos jogos florais até 31 de maio. Solicite regumento pelos e-mails: garibaldy7@hotmail.com
e gislainecanales@uol.com.br.

Comentários

Pedro disse…
Parabéns pelo evento Brenda! Pena que não pude ir. Agora ficarei ligado no que acontece em BH a partir daqui; voltarei sempre. =)

Postagens mais visitadas