Grito dos excluídos leva mais de 500 mil pessoas às ruas do Brasil



Há oito anos movimentos populares de toda a América se reúnem conta a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), protestando contra a dívida externa e militarização do continente. Veja o relato enviado pelo Frei Gilvander Moreira ao Instituto Imersão Latina sobre a mobilização na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.

O dia em que se comemora a independência do Brasil de Portugal (07 de setembro) é uma data em que os excluídos mostram que o país ainda sofre uma política imperialista colonizadora.


Grito dos/as Excluídos/as

Hoje, 7 de setembro de 2008, aconteceu a 14a edição do Grito dos Excluídos. Em todo o Brasil, mais de 500 mil pessoas, em mais de 2 mil cidades, saíram às ruas para gritar “Vida em primeiro lugar, por Direitos e por Participação Popular”.

Em Belo Horizonte a concentração teve início às 8h30 da manhã na Praça da Assembléia Legislativa. Cerca de 5 mil pessoas, militantes das Pastorais de Base e dos muitos movimentos Populares - Brigadas Populares, MST, MTD, MSU, Movimento Nacional dos Catadores de Papelão, Movimento Gay, ASMARE, Cáritas, e tantos outros marcharam pelas ruas de Belo Horizonte até a Praça Sete, onde às 12 horas foram ecoados muitos gritos: “A vida em primeiro lugar, por Direitos e por Participação Popular”; “Ribeirão das Neves merece Respeito! Mais cadeia, não!”; “Reforma Agrária, sim; agronegócio, não!”; “Transposição do rio São Francisco, não; Revitalização da bacia sãofranciscana, sim; Por um Projeto de Convivência com o Semi-árido!”; “Mineração depredadora, não; preservação ambiental, sim!” “Automovelatria, não; transporte público, sim!”; “Basta de política econômica neoliberal que empanturra os banqueiros e as transnacionais!”

A participação de 400 jovens dos colégios salesianos do Brasil, que estavam em encontro de formação em BH, deu mais alegria e encanto jovem ao Grito deste ano em Belo Horizonte.
Durante a caminhada, muito animada por sinal, as lideranças dos movimentos populares se revezavam no microfone do caminhão de som para gritar por direitos e denunciar injustiças. A caminhada continuava com palavras de luta, músicas inspiradoras e a divulgação das lutas de muitos setores excluídos.

Na parte da tarde, o Grito continuou na Praça central de Ribeirão das Neves, cidade da grande Belo Horizonte, com 350 mil habitantes. De lá ecoou um grito forte contra a construção de mais um grande presídio, além dos 5 grandes já existentes no município. Os manifestantes denunciaram o Governo Aécio Neves que insiste em privatizar os presídios em Minas, começando com a concessão de 3 mil vagas. O negócio envolve empresas nacionais e estrangeiras. O Governo pagará à iniciativa privada R$ 2.800,00/mês por preso. É um absurdo, pois em Minas até presídio virou mercadoria na mão do Governo estadual.

Deste modo foi que o povo foi para a praça principal de Ribeirão das Neves dizer que não aceita mais prisões. “Basta de Prisões! Queremos trabalho, escolas, hospitais, saneamento, arte, cultura e lazer”, gritavam!

Um grupo denunciava que vários bairros, como o São Luiz, estão sem água há oito anos. “Muitos dias não temos água nem para fazer o almoço”, desabafava uma jovem.

No mesmo tom dos anos anteriores o “Grito dos Excluídos” cumpre o seu papel histórico: mostrar que ainda existe uma grande distância entre o grito de 7 de setembro de 1822 e a efetiva conquista de direitos pelo povo brasileiro.

Frei Gilvander Moreira, tel.: 031 3221 3055, e-mail: gilvander@igrejadocarmo.com.br

Saiba mais e participe: http://gritodosexcluidos.com.br/

Imagem: Obra do pintor equatoriano Pavel Égüez (www.paveleguez.com)


ORGANIZANDO EL GRITO DE LOS EXCLUÍDOS

Por la 8ª vez preparamos el Grito de los Excluidos/as en las Américas. Todos estamos involucrados en la Campaña Continental contra el ALCA - TLCs, Deuda y Militarización. Por esto es importante reafirmar los objetivos y compromisos ya asumidos:

- Luchar por Ia superación de toda forma de exclusión social,
- Luchar para el no pago de Ia deuda externa,
- Rescatar Ias deudas sociales,
- Luchar contra el modelo neoliberal que amenaza y extermina Ia vida y el medio ambiente,
- Luchar contra todas Ias formas de migración forzada, xenofobia, racismo y por un mundo sin fronteras.
- Continuar apoiando a luta contra a ALCA, OMC e FMI
- A luta contra a Militarização Estadunidense na América Latina e Caribe
- A luta pela paz e contra a guerra.


PROMOVIENDO E ESTIMULANDO EL GRITO DE LOS EXCLUIDOS

No hay una forma única de organizar el Grito. La experiencia de los distintos países donde ocurre el Grito ha indicado que la creatividad de los movimientos sociales hace del grito una verdadera manifestación popular que da voz y vez para los excluidos y excluidas de la sociedad. Así mismo es bueno observar algunos puntos importantes para facilitar la realización de este movimiento:
organizar coordinaciones locales, regionales y nacionales para animar y dinamizar el Grito;

- buscar parcerias (asociarse) con otros movimientos locales involucrados en la misma lucha (debe ser una construcción colectiva) y también buscar reforzar las parcerias con las dinámicas continentales como la MMM, ASC, Via Campesina, Jubileo Sur, etc;
- motivar en las actividades el protagonismo y la creatividad de los excluidos/as;
- evitar crear nuevas estructuras, aprovechando las ya existentes;
buscar descentralizar las actividades procurando atender a las demandas y especificidades locales;
- promover acciones que llamen la atención del pueblo como: exposiciones, presentaciones teatrales, debates, caminadas en las plazas públicas, en los barrios, acampamentos, concursos de redacciones etc;
- organizar marchas o participar distintamente en desfiles oficiales con bloques de los excluídos/as;
- promover celebraciones ecuménicas, romerías y vigilias;
- organizar manifestaciones con símbolos significativos para el pueblo como: cacerolas, tarjetas rojas, pitos, fajas y afiches etc;
- promover actividades que rescaten la cultura popular;
- buscar formas creativas de presencia en los medios de comunicación social;
- organizar exposiciones fotográficas y paneles en locales públicos mostrando la realidad de los excluidos/as;

SEA USTED TAMBIÉN UN ARTICULADOR DEL GRITO EN SU PAÍS

Nuestros contatos:

Sites: www.gritodosexcluidos.com.br -
www.movimientos.org/grito/E-mails: gritoexcluidos@uol.com.brgritodosexcluidos@ig.com.br
Dirección Postal: Rua Neto de Araújo, 168 – Vila Mariana - São Paulo – Brasil – CEP 04111-000 Luiz Bassegio e Luciane Udovic
Secretaría del Grito de los Excluidos y Excluidas
Por Trabajo, Justicia y Vida

Comentários

Postagens mais visitadas