Concurso "Realidades e Utopias" recebe fotografias e vídeos até 28 de setembro


Por Clevane Pessoa de Araújo Lopes*

A Fotografia é apaixonante. Apenas para ilutrar o fascínio que exerce sobr o ser humano e para mostrar que a vocação pode começar cedo,a té no lúdico-postamos a foto da pequena Poetisa Maria Fernanda Melgaço Almeida, da cidade mineira de Pará de Minas. Poema de sua autoria está postado no blog http://folhotedeborboleta.blogspot.com/.

Rubens Pillegi enviou pelo Coro Coletivo informações sobre um concurso para fotógrafo jovens íbero-americanos. Leia e divulgue. Clevane pessoa de Araújo Lopes


Os sonhos dos jovens ibero-americanos em fotografias e vídeo

A Organização Ibero-americana de Juventude (OIJ) e a Fundação AVINA convidam os jovens da Ibero-América para compartilhar seus sonhos, anseios, esperanças e suas experiências cotidianas no concurso de fotografia e vídeo "Realidades e Utopias: O imaginário da juventude ibero-americana", que conta com quatro mil euros em prêmios.Em 2008, o Ano Ibero-americano da Juventude, a OIJ e AVINA se unem para convocar o I Concurso de Fotografia e Vídeo sobre a Juventude Ibero-americana, "Realidades e Utopias: O imaginário da juventude ibero-americana", que procura revelar a diversidade, as vivências, os conflitos, os sonhos e anseios da juventude dos 22 países que formam a comunidade Ibero-americana.
Podem participar todos os jovens da Ibero-América entre os 16 e os 35 anos de idade.
Para isso devem inscrever-se no endereço eletrônico do concurso http://www.oij.org/realidadesyutopias/index.php até dia 28 de setembro e carregar das fotografias até 50 megabytes ou vídeos de até 3 minutos de duração para qualquer das duas categorias:

- REALIDADES: fotos e vídeos que reflitam o cotidiano da juventude, seja nas ruas, escolas, trabalho, espaços de lazer, famílias, a natureza, entre outros,partindo de um olhar documental que capte ações e ocupações e que revelem as realidades da juventude ibero-americana.
- UTOPIAS: imagens nas quais se modelem os sonhos, desejos, anseios e utopias da juventude ibero-americana, criando e fantasiando sobre o que se sente perdido ou não presente, sobre os desejos de transformação.

As fotos e vídeos serão exibidos no endereço eletrônico do concurso, onde o público terá a oportunidade de escolher os que mais lhes agradem. A seleção dos ganhadores estará a cargo de um júri de especialistas que os escolherá entra os mais votados. No dia 10 de outubro serão divulgados os 4 ganhadores (um em fotografia e um em vídeo de cada categoria) que receberão um prêmio de 1.000 euros.

Os prêmios serão entregues durante a Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, que acontecerá no fim de outubro em El Salvador. Neste evento serão exibidas também as 50 melhores fotografias e os 30 vídeos mais votados pela Internet.As bases do concurso podem ser vistas em http://www.oij.org/realidadesyutopias/bases.php

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB), a Secretaria Pro-Tempore e a Secretaria de Estado da Juventude de El Salvador, e se enquadra nas atividade da próxima Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e Governo, que será realizada nesse país centro-americano, e cujo tema central será "Juventude e Desenvolvimento".

A Organização Ibero-americana de Juventude (OIJ) é um organismo internacional de caráter multigovernamental cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida dos 150 milhões de jovens que vivem na região, através do fortalecimento de políticas públicas enfocadas a esse grupo da população e a partir de uma perspectiva de direitos.

AVINA é uma fundação criada em 1994 pelo empresário suíço Stephan Schmidheiny e sua missão é contribuir para o desenvolvimento sustentável da América Latina fomentando a

construção de vínculos de confiança e alianças frutíferas entre líderes sociais e empresariais, e articulando agendas de ação em consenso.

Para mais informações e contatos escreva para Jorge Pereira, Diretor de Comunicação e Cultura OIJ. E-mail: jpereira@oij.org

* Clevane Pessoa é vice-presidente do Imersão Latina e Diretora Regional do InBrasCI-em Belo Horizonte/MG/Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas