Debate com presidenciáveis sobre comunicação pública foi cancelado pela Empresa Brasil de Comunicação por falta de confirmação no evento

Plenária do Conselho Curador da EBC
Reproduzimos abaixo nota do Conselho Curador da EBC sobre o cancelamento:

O Conselho Curador da EBC vem por meio desta informar que o debate entre os candidatos à Presidência da República sobre o tema da comunicação, programado pela Empresa Brasil de Comunicação, em parceria com a FrenteCom (Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação com Participação Popular), e com apoio deste colegiado, não será realizado.

As negociações com as assessorias das campanhas acabaram frustradas pela recusa ou pelo desinteresse de quase metade das candidaturas em participarem do evento. A regra acordada para a realização do debate era de que os participantes juntos, somassem ao menos 20% das intenções de voto segundo os principais institutos nacionais de pesquisa, o que não ocorreu.

A ação faria parte do processo de organização do Fórum Brasil de Comunicação Pública 2014, a ser realizado em novembro, e do qual o Conselho Curador da EBC é um dos organizadores. O debate também foi uma demanda apresentada ao Conselho por representantes da sociedade civil durante Audiência Pública, realizada em São Paulo, dia 13 de maio de 2014.

O Conselho Curador agradece as candidaturas que se disponibilizaram a participar, mas lamenta profundamente que este tema ainda não seja tratado como prioridade nesta campanha presidencial de maneira geral. Entendemos que a comunicação, e em especial, a comunicação pública, são pilares para o fortalecimento da democracia brasileira. Um debate sobre este assunto certamente contribuiria para que o tema pudesse ser mais conhecido e debatido entre os eleitores.

Por sugestão da EBC e da FrentCom, a empresa vai produzir entrevistas específicas sobre o tema da comunicação para disponibilizar em sua programação as opiniões dos (as) candidatos (as) à Presidência da República sobre o assunto.

23 de setembro de 2014

Comentários

Postagens mais visitadas