Brasileiros tecendo cachos e ideias

Por Adriana Borges
de Dublin, Irlanda para Imersão Latina

Sandrinha Elissandra
uma das organizadoras do Encrespa Geral BH
Movimento “Encrespa Geral” espalha-se pelo mundo e discute da estética ao preconceito de raça

Cabelo e identidade: o que isso tem a ver? Crespo, cacheado e afro tem a ver com você? Se perguntarmos para os brasileiros nas ruas qual o seu tipo de cabelo verdadeiro será que alguém teria coragem de assumir suas raízes encaracoladas e crespas? Porque se alisa tanto o cabelo no Brasil? O país é um campeão em quimicas de alisamento no mundo. A resposta para todos estes questionamentos é só uma: preconceito racial, étnico, discriminação social.

Como contraponto ao alisamento de cabelos imposto pela sociedade, desde 2011 várias brasileiras corajosas e orgulhosas dos seus cachos vem inspirando as pessoas a reassumir seus cabelos naturais. Com o intuito de discutir questões estéticas de cuidados com os cabelos, de identidade e de compartilhar suas ideias e opiniões, o movimento Encrespa Geral, que começou nas redes sociais na internet, vem tornando-se um evento poderoso de ação social. Iniciado no Brasil, em São Paulo, o movimento já ganhou o mundo, como Estados Unidos, Reino Unido e agora, mais recentemente, será realizado na República da Irlanda, em Dublin.

Momentos do Encrespa Geral realizado em 2013 em Belo Horizonte
O cabelo crespo, encaracolado e ondulado sempre viveu em tensão no Brasil, uma relação de estica e puxa, de modismos, de vai e volta, mas nunca foi bem aceito pela sociedade. Ser cacheada e volumosa é algo mal visto, meio marginal. O preconceito e a discriminação racial, a padronização do liso como perfeito e aceitável, além da falta de tratamentos específicos para cuidar dos cabelos cacheados no Brasil, tem levado  milhares de mulheres a se submeterem a tratamentos químicos, altamente nocivos à própria sáude dos cabelos, como forma de se adequarem às exigências da sociedade racista, do mercado de trabalho, do marketing de imagem, da estética branca, enfim, da indústria de cosméticos capitalista.  

Encrespa Geral Brasil - Não é só por cabelo

Os eventos do Encrespa Geral acontecem desde o ano passado no Brasil e no exterior. Articulando e expressando suas ideias, de valorização da estética black, de conscientização de raça e enfrentamento do preconceito, o trabalho do Encrespa Geral transformou-se em um movimento maior e assumiu um perfil diferente, para além da estética – o de ação social, cultural e política. A inspiração ao uso do cabelo natural aumentou o debate sobre as questões relativas ao preconceito racial, a conscientização sobre a identidade brasileira e as formas de lidar com a discriminação da sociedade, atuando com um papel político libertador.

A terceira edição do Encrespa Geral será aberta em Dublin, na Irlanda, no próximo sábado dia 13 de setembro. Na sequência acontecem os eventos no Brasil, no Rio de janeiro, no domingo, dia 14 de setembro. O evento também acontece nas seguintes cidades: Ipatinga, Manaus, Campo Grande,Viçosa, Juiz de Fora, Maceió, Feira de Santana, São Paulo, Espírito Santo, Brasília, Recife, Natal, Fortaleza, Joinville, Salvador, Londres, UK e Austrália. Para conferir  as  datas de realização dos eventos em cada cidade você pode acessar a página do Encrespa Geral – Comunidade :https://www.facebook.com/ENCRESPAGERAL?fref=ts

Em Belo Horizonte, o evento será realizado no dia 19 de outubro. Para uma das organizadoras do evento em BH, a radialista Sandrinha Elissandra Flávia, o encontro é uma forma de resgatar a identidade, a autoestima e  proporcionar o autoconhecimento. “Não é só por cabelo e muito menos por modismo que estamos nesse movimento. É por nossa identidade. São muitas mulheres que apresentam um grave histórico de baixa autoestima por causa dos seus cabelos crespos. Se acham feias, não se aceitam. Uma pessoa com baixa autoestima é uma pessoa sem autoconhecimento, não reconhece o seu valor e isso reflete em todas as áreas da vida. Quando estamos bem com nós mesmas, tudo flui positivamente”, afirma.

Para saber mais informações e como participar em Belo Horizonte acesse a página do evento pelo Facebook: https://www.facebook.com/events/658773687534107/?fref=ts


Momentos do Encrespa Geral realizado em 2013 em Belo Horizonte

Encrespa Geral Irlanda

Quem estiver em Dublin e quiser participar do movimento e dos eventos pode acompanhar a página do grupo Cacheadas Crespas Irlanda no Facebook:
Natalia Cassilo, Daniela Guerra,
representante da Embaixada Brasileira na Irlanda e Saulo Galtri
Os organizadores do evento Saulo Galtri e Natália Cassilo ressaltam a importância da realização do evento em Dublin. “A comunidade brasileira na Irlanda é enorme e com a mudança cultural, as meninas crespas, cacheadas e afro, recebem um tipo de influência completamente diferente do Brasil. Muda-se o olhar, o comportamento e, por isso, é importante promover essa reflexão acerca do cabelo e identidade para reforçar quem somos. Cuidar do cabelo é enxergá-lo como uma extensão do nosso corpo e objeto de expressão de ideias”. O evento também tem a parceria e o apoio da Embaixada Brasileira na Irlanda.

Comentários

Postagens mais visitadas