IV Fórum Permanente Arte e Cultura da América Latina

Pesquisadores e críticos de arte refletem sobre a permanência das utopias nas expressões artísticas da América Latina

Criado há quatro anos pela crítica de arte Mariza Bertoli e um grupo de pesquisadores, o Fórum Permanente Arte e Cultura da América Latina escolheu para a edição desde ano, a ser realizada em 23 de setembro próximo, o tema Para não deixar morrer a Utopia. Em torno desse eixo, os conferencistas, ligados em sua maioria às universidades paulistas, desenvolverão seus temas com base em pesquisas ou experiências realizadas em países da América Latina.

Para não deixar morrer a Utopia é uma reflexão e a confirmação de que persistem na construção das várias expressões artísticas da América Latina, motivações individuais e coletivas de transformação da ordem social e política através da experiência estética. O IV Fórum Permanente Arte e Cultura da América Latina terá lugar no Auditório de Música da Universidade Estadual Paulista, campus Barra Funda, com início previsto para as 9h00 e término às 17h30 e conta com apoio, além da UNESP, do Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina, o PROLAM- Universidade de São Paulo, e da CESA- Sociedade Científica de Estudos da Arte.

Esta quarta edição contará com a presença da artista plástica Mônica Nador, organizadora do Projeto JAMAC- Jardim Miriam Arte Clube-. Convidada para contar a sua experiência à frente desse centro cultural, Mônica Nador, tem tido uma atuação destacada em projetos de intervenção urbana com integração da comunidade local como demonstra a realização do Paredes Pinturas, projeto gestado em São José dos Campos, onde formou-se, e implantado há 10 anos no Jardim Miriam. De acordo com Célio Turino, idealizador e gestor do Programa Cultura Viva e dos Pontos de Cultura, o que se faz no Jardim Miriam é “Cultura como desafio, realizada com arte, coragem e afeto. Cultura como expressão simbólica em plenitude, como potência e encantamento que se manifestam no Paredes Pinturas, expressando tudo aquilo que existe de importante para a formação de uma comunidade; sua ancestralidade e seus símbolos, seus desejos e aspirações”.

 Para Mariza Bertoli, docente de História e Crítica de Arte Latino Americana “revelar todas essas histórias de artistas e suas obras, de manifestações culturais tradicionais e até ritualísticas, envolve um campo de pesquisa multidisciplinar e, portanto, será sempre um trabalho de grupo”, e continua: “pensar essas culturas na sua contemporaneidade, exige dos pesquisadores empenho e competência para enfrentar a colonialidade, que ainda é uma herança pesada, nem sempre percebida. Buscamos modelos fora, onde nos ensinaram que estão os centros culturais, o ‘berço da civilização’ ou o ‘contemporâneo’ e esse modo de ver o mundo e a nós mesmos através de um ponto de vista emprestado cria um véu de opacidade para enxergar a riqueza das nossas culturas”. Explica que há momentos evocativos na nossa história em que as utopias se revelam em todo o seu potencial de resistência e esperança.

Neste Fórum pretendemos pontuar algumas dessas manifestações artísticas, como o muralismo mexicano que se expandiu pelas Américas na primeira metade do século XX, e que retorna hoje imbuído da mesma utopia. A abertura do Fórum estará a cargo de Dilma de Melo Silva, com a palestra “Brasil, Terra sem Males” e de Mariza Bertoli, coordenadora do Fórum Permanente, que fundamentará o tema “A Utopia na Construção da América Latina”. Durante toda a jornada, 15 conferencistas, entre historiadores, arquitetos, jornalistas e críticos de arte, farão as suas reflexões em torno de quatro eixos temáticos: Arte Pública, Novos Muralismos; A Reincidência das Utopias na Arte Latino Americana; Desafios do Fazer e do Pensar, além de Arte, Cidade e Intervenções.

IV Fórum Permanente Arte e Cultura da América Latina

Tema: “Para Não Deixar Morrer a Utopia”
 23 de setembro de 2014
Local: Auditório de Música da Universidade Estadual Paulista – Campus Barra Funda Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 - Barra Funda ( ao lado do Metro Barra Funda)
Horário: 9h00 às 17h00

Inscrições gratuitas e info: Fórum 2014: divulgação.arteidentidade@gmail.com

 Realização: Fórum Permanente Arte e Cultura da América Latina
Apoio: UNESP (capital); PROLAM- USP; CESA

Comentários

Postagens mais visitadas