Indígenas fazem manifestação em Brasília pela demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol

Indígenas de nove etnias do Maranhão e do Amazonas fazem manifestação esta semana ao lado do Palácio do Planalto, em Brasília, pedindo a revogação da Portaria 303 da Advocacia-Geral da União, que estende a todas as terras indígenas as condicionantes definidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em 2009.

A portaria 303 está suspensa e não tem data para entrar em vigor. Enfeitados com colares e tocando chocalhos, os índios cantam e dançam durante a manifestação. Eles querem conversar com o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, para pedir a revogação da portaria. De acordo com o integrante do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Egon Heck, que acompanha os índios, além de protestar contra a portaria, eles reivindicam melhoria dos serviços de saúde e agilidade na demarcação de terras indígenas.

“Pedimos urgência na solução da situação calamitosa de saúde indígena e também o controle da exploração ilegal de madeira nas áreas indígenas”, disse Egon. Lideranças indígenas argumentam que as regras colocadas na portaria ameaçam um processo já consolidado. Na prática, a medida proíbe, por exemplo, a ampliação de áreas indígenas já demarcadas, a venda ou arrendamento de qualquer parte desses territórios, quando significar a restrição do pleno usufruto, e a posse direta da área pelas comunidades indígenas.

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas