Festival de Cultura Nuestra América será lançado no próximo sábado em Curitiba


No final de semana de 1º de dezembro acontece o lançamento do Festival de Cultura Nuestra América. Dando continuidade aos três eventos já realizados em 2012, a festa latinoamericana no Kubrick Bar (R. Trajano Reis, 351) começa a partir das 16h de sábado, com a presença de Gaia Piá, Alohavana e DJs Leo Magno e D-Solution tocando o melhor da cena alternativa e latinoamericana.

Já no domingo a programação é aberta ao público. O cortejo La Badunza percorrerá o Largo da Ordem a partir das 09h30 e conduzirá ao Memorial de Curitiba, precedendo o debate Ações para Integração Cultural do Mercosul. Entre os debatedores, estão Ulisses Galeto (Produtor Cultural), Paulino Viapiana (Secretário de Cultura do Estado), Marco Cordiolli (Agência Nacional de Cinema), Marila Velloso (Rede Sulamericana de Dança), Érico Massoli (Coletivo Soylocoporti) e Dimas Floriani (professor da Universidade Federal do Paraná e coordenador acadêmico da Casa Latinoamericana), entre outros nomes de referência no âmbito cultural.

Junto ao debate, ocorrerão intervenções artísticas ao vivo; quem for ao Memorial ao longo do dia também poderá conferir mostras visuais de fotografia e pintura com temática latinoamericana. Paralelamente às atividades do Memorial haverá a roda de conversa sobre Juventude, Cultura e Articulação em Rede no gramado das Ruínas às 11h.

Neta edição, o Festival novamente sai às ruas, levando ao Centro Histórico de Curitiba atrações culturais gratuitas. Recém premiado pelo Ministério da Cultura com o Prêmio de Economia Criativa, a programação do Festival para esse ano inclui oficinas de Comunicação Compartilhada e de Bioconstrução, cortejo de pife, atração circense e mostra de filmes premiados no Curta Iguassu – versão brasileira do festival internacional Fast Forward.

A partir das 16h no palco das Ruínas, o lançamento reúne atrações locais como Bambuzero de Gaia e Trombone de Frutas, além de bandas universitárias formadas por estudantes da UFPR e interação de hip hop com música eletrônica (Cabes MC e D-Solution). A próxima edição do evento, o Festival de Cultura Nuestra América, acontecerá em abril de 2013. Desde 2006, o Festival proporciona o encontro dos mais diversos grupos culturais para a realização colaborativa de um evento diferente, que valoriza e difunde a diversidade, buscando consolidar o diálogo entre as mais diversas linguagens artísticas, estilos, estéticas e interesses.

Confira a programação detalhada no site festivaldecultura.art.brfacebook.com/festival.de.cultura.nuestra.america

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Grandes projetos na Amazônia e seus impactos

De volta à Pangéia: um dos contos DESnaturalizados de Brenda Mar(que)s Pena do Imersão Latina