Festival Sagarana Feito Rosa para o Sertão debate cultura, identidade e sustentabilidade

5ª edição do festival “SAGARANA: FEITO ROSA PARA O SERTÃO – VEREDAS VIOLADAS” que se realizará em Sagarana – Distrito do Município de Arinos/MG, no período de 14 a 17 de novembro de 2012.

As atividades do evento buscam valorizar, em todas as suas edições, as ações, manifestações e a diversidade cultural das populações tradicionais e de parceiros do Vale do Rio Urucuia, consolidando compromissos e parcerias para a promoção do desenvolvimento sustentável regional.

Nesta edição, faremos uma homenagem aos violeiros e promoveremos o diálogo da cultura popular e da defesa ambiental. Sob o tema VEREDAS VIOLADAS, pretendemos atingir dois aspectos primordiais para apreservação da vida. VEREDAS VIOLADAS – preservação do canto da viola, expressão maior da cultura sertaneja. Com a presença de violeiros locais, regionais, de renome nacional e internacional e sob a curadoria de Chico Lobo, apresentaremos uma mostra de viola nos dias 06 e 09 de setembro, em que terão espaço para apresentação 05 violeiros de projeção nacional, 03 violeiros regionalmente conhecidos e um grande show com violeiro renomado, para fechar a noite no sertão de Guimarães Rosa.
VEREDAS VIOLADAS – com este viés queremos trazer para o centro das discussões o problema ambiental que é a degradação dos biomas brasileiros – neste caso específico, o cerrado, em sua porção no território mineiro e suas veredas. Neste sentido, o tema tem um forte apelo socioambiental, de sustentabilidade ambiental e também de empoderamento financeiro, do aumento da autoestima da comunidade e dos moradores, individualmente e, principalmente, de possibilidade de manutenção das pessoas em seu local de origem. Aqui faremos uma avaliação com um olhar materno para o jovem que, sem obter oportunidade de trabalho, de desenvolvimento em uma profissão, de acesso a boas escolas para uma formação, que lhe permita competir em igualdade no mundo globalizado, migram para as grandes cidades onde, invariavelmente, acabam vivendo em condições desfavoráveis. Tratar da valorização da cultura popular para fortalecer a identidade cultural e a autoestima do sertanejo. Estas são as reflexões a serem propostas e trabalhadas em atividades como oficinas, palestras, seminários, rodas de prosa e muita canção e viola. A cada ano, o evento vem se consolidando e trazendo mais adeptos, apaixonados pelo sertão e sua gente. Esperamos atender, em 2012, em torno de 5.000 (cinco mil) espectadores, durante os três dias de festival.

Confira a programação no site: http://www.festivalsagarana.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas