Dançando Pela Paz: Show Cantos da Floresta pela vida dos povos Guarani-Kaiowá

Mawaca convida para o show em solidariedade ao povo Guarani e Kaiowá com a presença de Marlui Miranda, do Povo Kaxinawa, do Acre e da Comunidade Bayaroá, do Amazona, na próxima quinta-feira, às 21 horas, no Teatro Anhembi Morumbi, na rua Dr. Almeida Lima, 1176, Mooca (próximo à Estação Bresser-Mooca do Metrô).  A entrada custa R$ 25,00 a inteira e R$ 12,50 a meia para estudantes e maiores de 65 anos


Mais informações sobre o show:
Telefone: (11) 2872-1457
www.teatroanhembimorumbi.com.br
http://solidariedadeguaranikaiowa.wordpress.com


Uma Nação Indígena

Os Guarani e Kaiowá constituem uma nação indígena com cerca de 40.000 pessoas. Nas décadas de 1940, 1960 e 1970, principalmente, as terras onde viviam foram distribuídas entre proprietários rurais, que realizaram a ocupação em um processo de extrema violência, expulsando os índios das terras que habitavam há séculos. Vários índios foram confinados na Reserva de Dourados e muitos outros passaram a ocupar áreas limitadas em acampamentos precários ou na periferia de cidades da região ou em outras duas reservas criadas na década de 1980. Sem acesso as terras, onde poderiam manter seu estilo de vida tradicional e sofrendo agressões constantes dos fazendeiros, os Guarani e Kaiowá vem vivenciando um processo de aniquilamento físico e de sua cultura. A situação é grave.

Os índios estão submetidos à situação de fome, privação de água e diversas outras formas de violência e violação de direitos, particularmente assassinatos impunes de várias de suas lideranças, e vivenciam também os maiores índice de suicídios entre os jovens, altos índices de mortalidade infantil, alcoolismo, doenças infectocontagiosas, desnutrição e suas sequelas sendo sua expectativa de vida de 43 anos, em 2007.

Os índios vem realizando nos últimos anos a retomada de pequenos territórios das terras em processo de demarcação. A demarcação (de cerca de 4% de seu território original) deveria, por Lei, ter sido concluído há 18 anos.

Em São Paulo está se promovendo a campanha PELA VIDA DO POVO GUARANI KAIOWÁ que procura atender as solicitações dos Guarani Kaiowá.

Saiba mais acessando os links abaixo do Comitê Internacional de Solidariedade ao Povo Guarani e Kaiowá http://solidariedadeguaranikaiowa.wordpress.com e www.causaindigena.org

E lembre-se, na sexta, 09 de novembro é dia nacional de luta pelos povos Guarani-Kaiowá. Participe das mobilizações na sua cidade, às 17 horas. Em Belo Horizonte, cidade sede do Instituto Imersão Latina (Imel), estaremos levando arte em solidariedade a causa dos índios, no Parque Municipal. Te esperamos lá!





Comentários

Postagens mais visitadas