Jornada mineira pela universalização da informação luta contra censura econômica

Por Tadeu Martins*

Nos anos de chumbo da ditadura, os militares, usando a força de tanques, metralhadoras e de forte aparato repressivo, censuravam a imprensa, que era proibida de mostrar a verdade, sob pena de fechamento de jornais e emissoras, com prisão, tortura e morte de jornalistas que teimavam em cumprir o seu papel de manter o povo informado. Os tempos mudaram, mas alguns setores da imprensa ainda se calam sob a força de nova$ arma$. Isto hoje pode ser objeto de um estudo sociológico mais aprofundado, ou de um repente da saudosa dupla “Chico Ruim e Zé Cruel”.

Mas agora inventaram a internet e todas as armas foram caladas, perderam o poder na tentativa de calar o povo. O filósofo do Jequitinhonha, Otelino Batóia, dizia “se nós quer, nós pode”, Obama disse “Yes, we can” e nós também precisamos dizer alguma coisa, pois mineiro só se cala para ouvir o futuro.


E como nós sabemos, mineiro gosta de política, de música, de uma boa prosa e de buscar perguntas adequadas para decifrar a arte de viver. Como dizia Guimarães Rosa, mineiro não sabe quase nada, mas desconfia de muita coisa. E nós desconfiamos que é chegado o momento de participarmos mais ativamente da vida política de Minas Gerais e do Brasil.
Por isto, juntamos um grupo de companheiros da área cultural, para fazer valer a força da internet na disseminação de informações verdadeiras e importantes, que muitas vezes não encontram eco na nossa imprensa.

Indo direto aos finalmentes, queremos convidar você, sua família, seus amigos, colegas de trabalho e vizinhos, para fazer parte desta jornada mineira pela universalização da informação, com a criação de uma comunidade na internet para ajudar a realizar um grande desejo de todos os mineiros, principalmente daqueles que militam na área cultural. O lançamento de um site para debater o assunto será na próxima quinta-feira, dia 19 de novembro, às 19 horas, lá no Restaurante Cozinha de Minas, Rua Gonçalves Dias, 45, quase esquina de Contorno, ali nas proximidades do Lifecenter.


DIA 19 de NOVEMBRO – Quinta Feira
às 19 horas
Local: COZINHA DE MINAS
Rua Gonçalves Dias, 45,
bairro Funcionários, Belo Horizonte/MG

(31) 3227.1579


Mais informações pelo e-mail: tadeu.martins@bol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas