Os livros Banquetes e Lotes Vagos serão lançados neste sábado no Museu de Arte da Pampulha



Dia 20 de junho, os autores Breno Silva e Louise Ganz lançam e debatem Banquetes: expansões do doméstico e Lotes Vagos: ocupações experimentais. Os livros fazem parte da coleção "Jardins de Bolso", que trata de micropolíticas e paisagem.

"Banquetes: expansões do doméstico" é sobre banquetes realizados em situações urbanas (praça da Concórdia, ruas, casamento, Quarteirão do soul, lagoa da Pampulha) na região metropolitana de BH. Realizamos tambem o vídeo Banquetes , prêmio de curtas para mídias digitais Programa Petrobrás Cultural (2007, 20" direção:Breno Silva e Louise Ganz).

"Lotes vagos: ocupações experimentais" é sobre os trabalhos de arte -arquitetura de ocupação temporária tornando públicos lotes particulares, realizados em BH - 2005-2006 e Fortaleza 2008.

Sobre Lotes Vagos, o autor enviou o seguinte comentário por e-mail:

"A primeira edição Lotes Vagos – Ação Coletiva de Ocupação Urbana Experimental foi realizada em 2004/ 2005 em Belo Horizonte, com o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocínio da USIMINAS. Em 2006 foi base para o documentário M2 (Metros Quadrados) – DOC TV 3, dirigido por Ines Linke e Louise Ganz, produzido pela Arquipélago Audiovisual, com o apoio da Fundação Padre Anchieta, TV Cultura, Rede Minas e MINC, em Belo Horizonte. Em 2007 foi apresentado no Holcim Fórum for Sustainable Construction – Urban Transformation, em Shangai, China. Em 2008 foi realizada a terceira edição do projeto em Fortaleza durante o mês de março, com o prêmio Conexão Artes Visuais/ Funarte/ Minc/ Petrobrás."

"Em 2009 realizaremos um novo trabalho de ocupação de lotes vagos em São Paulo, com o apoio da Sociedad Estatal para la Acción Cultural Exterior (SEACEX) e o Centre de Cultura Contemporània de Barcelona (CCCB), para a exposição “Post-it City. Ciudades Ocasionales”. E, dando continuidade ao trabalho de Fortaleza, também em 2009 faremos exposição no BNB – Centro Cultural de Fortaleza.Desse modo, pretendemos disseminar essa experiência para outros locais do Brasil e do mundo. Contamos sempre com a colaboração de diversos artistas, arquitetos e grupos da população para propor e implantar projetos de uso de lotes vagos."

Lançamento dos livros + conversa com os convidados
Data: Sábado, dia 20/06/09 às 10h
Local: Museu de Arte da Pampulha
(Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 - Pampulha - Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil)

Informações enviadas pelo autor Breno Silva:
breno456@gmail.com

Breno é do grupo Pensamentos Picados de estudos informal e flutuante que se encontra quinzenalmente em Belo Horizonte para discutir textos filosóficos em torno da contemporaneidade e as produções artísticas em diferentes formatos, meios e linguagens.

Saiba mais no blog:
http://pensamentospicados.wordpress.com/

Comentários

jardinsdebolso disse…
olá Brenda, obrigada pela divulgação do lançamento dos livros. Aproveito para informar o email jardinsdebolso@gmail.com para aqueles que desejarem comprar o livro.
um abraço, Louise

Postagens mais visitadas