Oficina pela Paz e pela Poesia atrai crianças na III Semana do Voluntariado



A III Semana do Voluntariado do TJMG realizada neste domingo, 7, no Minas Shopping em Belo Horizonte contou com a participação da ONG Alô Vida. Entre as voluntárias a escritora e psicóloga Clevane Pessoa ministrou a oficina para o público infantil.

"Adoro trabalhar com crianças e hoje, em minha oficina de Paz e Poesia, não foi diferente. Os voluntários levaram seus filhos também e as crianças curtiram muito estar ouvindo histórias e poemas, declamando, desenhando, ouvindo música", conta Clevane Pessoa, escritora, psicóloga, diretora do Inbraci (Instituto de Culturas Internacionais) e vice-presidente do IMEL (Imersão Latina).

Durante as atividades as crianças receberam laços prateados e pulserinhas brancas escritas PAZ. Uma pequenina perguntou se poderia dormir com seu laçarote-tanto gostou dele. Jornais infantis (Aldravinha e edições especiais do CLESI Lítero Cultural-neste número, privilegiando haicais (centenário da imigração Japonesa ao Brasil)e onde está transcrito:"...EU PENSO RENOVAR O HOMEM USANDO BORBOLETAS", do poeta Manoel de Barros.


Uma mesa com livros foi colocada à disposição para leitura da meninada:

Belas bailarinas, de Marília Siqueira, do CLESI, ilustrado por Rosane Dias e poemas versados para o inglês por Lígia Brandão e Uelma Leite (edição do CLESI/USicultura, pela Editora Aldrava Letras e artes); também, entre outros, "Ah! Essas crianças", de Hebe C. Boa Viagem A.Costa, ilustrado pela Autora (Editora Scortecci) e ainda "POIS É,CADA UM NA SUA!!!", ótimo para trabalhar as diferenças e a fraternidade da mesma autora; também D.Aranha e a Fadinha, de Gacy Simas.

Uma mãe presente ao ouvir dizer que as pulseirinhas brancas lembrariam para ter paz, pediu uma. A filha desenhou então, um rosto onde a palavra PAZ foi por ela escrita sobre a boca materna.



Clevane Pessoa mostrou os nomes das crianças vinham de vários países. Por exemplo, Nicole (França), os dois Pablos (Espanha, Países latinos)...Lorenza (Itália), Iago, Luana...
"Essa diversidade que prova o quanto nosso Brasil é aberto aos outros povos...Pequena mostra
de como as pessoas devem mesmo irmanar-se, sem preconceitos, pela PAZ ", concluir Clevane que também é Embaixadora pela Paz.



Fotos clicadas por Clevane Pessoa ou por membros do Alô Vida, na III Semana do Voluntariado (de 1 a 5 de dezembro/2008) a pelo CNJ-TJMG


Publicado em: http://filhotesdeborboletas.blogspot.com/

Conheça os Tisurus pela paz:
http://miltsuruspelapaz.wordpress.com/


Enviado por Clevane Pessoa de Araújo Lopes: e-mail: pessoaclevane@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Grandes projetos na Amazônia e seus impactos

De volta à Pangéia: um dos contos DESnaturalizados de Brenda Mar(que)s Pena do Imersão Latina