Qualidade da educação na América Latina é baixa, aponta BID


Gisele Barbieri*

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) divulgou, nessa semana, uma pesquisa que revela problemas na qualidade do ensino oferecida nos países da América Latina e Caribe.

A pesquisa aponta que os alunos latino-americanos apresentam um grau de instrução e um desempenho escolar inferior aos alunos asiáticos e de nações desenvolvidas. Esse desempenho foi medido por meio de testes internacionais aplicados em todo o mundo.

No Brasil, de cada 100 brasileiros, entre 15 e 19 anos, mais de 70 não estão preparados para conquistar uma boa colocação no mercado de trabalho. A mesma estatística foi verificada em países como o Peru, México, Uruguai, Chile e Argentina.

O BID aponta que esses alunos não serão excluídos do mercado de trabalho, mas concorrerão a vagas para atividades mais básicas. A avaliação analisou jovens sem ensino fundamental completo e aqueles que concluíram essa etapa do ensino.

A conclusão é de que 43% dos jovens entre 15 e 19 anos no Brasil não concluiu o ensino fundamental. 57% conseguiu concluir, mas, metade desses alunos teve acesso à educação de baixa qualidade. Mesmo com esses índices, o nível de satisfação da população brasileira com o ensino é de 64%.

O BID explica que a população avalia a qualidade da educação considerando outros itens e desconsiderando o quesito do desempenho escolar do aluno.

* Jornalista da Radioagência NP

Comentários

Postagens mais visitadas