Pular para o conteúdo principal

"A Leitura leva muito além das palavras"

Esse é o tema do 9º Encontro das Literaturas que movimenta Belo Horizonte na próxima semana (10 a 16 de novembro). O enfoque será a literatura popular - as lendas, a literatura de cordel.

Serão sete dias de intensa programação que inclui feira de livros, palestras, bate-papos, exposições, oficinas e apresentações artísticas. Todas as atividades são gratuitas e promovem reflexões sobre as obras de vários autores, desde clássicos até expoentes da literatura contemporânea.

O escritor Manuel Bandeira será um dos homenageados no salão. Há 40 anos morreu este que foi um dos responsáveis pela Semana de Arte Moderna realizada em 1922 que rompeu com a literatura tradicional no Brasil implementando o modernismo.

No final do ano de 1904, o autor fica sabendo que está tuberculoso e escreve ironicamente:

"... - O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.

- Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?- Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino."

Literatuira Infanto-juvenill em destaque

No Encontro Marcadinho, crianças e jovens,terão a oportunidade de bater um papo com os escritores: Lygia Bojunga, Mário Bag, Ronald Claver, Ilan Brenman, Antônio Cedraz e Ronaldo Simões Coelho, além de participar de apresentações de teatro e música e oficinas diversas.

O 9º Encontro das Literaturas oferece Histórias na Praça, em sessões diárias, e palestras de Heloísa Prieto e Rogério Andrade Barbosa. Também integram a programação Oficinas Master, Oficinas Diárias, Mostra de Vídeo Marista Dom Silvério, os espetáculos “Mania de Explicação”, “Arande Gróvore”, “Cordel, cantoria e imaginário popular brasileiro” e “Dimim...Minas”, Banda Marcial Marista Dom Silvério, Bloco Repercussão, Orquestra Jovem de Viola Caipira do Projeto Luthier e o Grupo de Côco Ouricuri.

Prêmios

Durante o encontro serão entregues prêmios dos Concursos Ilustração de Poemas de “Manuel Bandeira”, Ensaios Universitários de “Machado de Assis” e Literários Cidade de Belo Horizonte e João-de-Barro.

O público conhecerá 30 desenhos classificados no Concurso Ilustração de Poemas de Manuel Bandeira, realizado no período de 15 de abril a 30 de agosto com alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas de Belo Horizonte.


Exposições

Quem passar pelas Estações BHBus Barreiro e Venda Nova, entre os dias 04 e 16 de novembro, vai encontrar a exposição “Cartuns na estante” com desenhos de cartunistas mineiros. A exposição, que conta com o apoio da Cartuminas, traz obras de Duke, Lute, Cau Gomez, Chantal, Genin, Dum, Lor, Maylink, Bello, Nilson, Mário Vale, entre outros.

A exposição "Na Boca do Balão" em homenagem à Magdalena Gastelois - Madá, educadora e escritora que na década de 1960 fundou a escola Picapau Amarelo, instituição pioneira no ensino em Minas Gerais e autora dos livros: Viramundo vai à França, Pedacinho, Bom destino, Sapo Cururinho da beira do rio e Bichos, bichinhos e bichões.

A mostra “Lendas Brasileiras” joga seu foco nos principais personagens do folclore brasileiro representados com trabalhos do escritor e ilustrador Mário Bag, retirados do livro Papa-figo e outras histórias, e do quadrinista Cedraz, criador da Turma do Xaxado.

Visitas agendadas para escolas


Estão abertas as inscrições para visitas de estudantes aos estandes e exposições, para assistir ao espetáculo “Mania de explicação” e/ou participação no Encontro Marcadinho.

O agendamento das visitas deve ser feito mediante o preenchimento da Ficha de Pré-reserva, disponibilizada no link abaixo, e posteriormente enviada para e-mail visita.escola@gmail.com.

Após análise de data e horário solicitados pela escola, a produção do evento verificará a disponibilidade e então encaminha a Confirmação da Reserva. É importante que as escolas fiquem cientes que podem inscrever no máximo 100 alunos, respeitando um limite de 50 alunos por turno e que as visitas ocorrem durante os dias 11, 12, 13, 14 e 15, das 9h às 17h.

Clique nos links a seguir e faça sua inscrição:Ficha de inscrição - visitasFicha de inscrição - Mania de ExplicaçãoFicha de inscrição - Encontro Marcadinho

Oficinas Master

Já estão abertas as inscrições para as oficinas que acontecem de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h ou das 14h às 18h. Para participar, não é exigida experiência. Os interessados devem solicitar uma Ficha de Inscrição "Oficinas Master" pelo telefone (31) 3277-4497, pelo e-mail oficinaencontro@gmail.com, ou no 5º andar da Fundação Municipal de Cultura, que fica na Rua Sapucaí – 571, Floresta.Ficha de inscrição - Oficinas Master

Confira a programação completa

Mais Informações:Fundação Municipal de Cultura
(31) 3277-4497 (31) 3277-4620 (imprensa)
http://www.pbh.gov.br/





*Enviada por: Nelcilene Silva (Secretária do Projeto Reconstruir) nelcilenes@yahoo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tropofonia do IMEL ganha prêmio Roquette Pinto de rádio-arte!

"É com muita satisfação que a ARPUB e o MinC informam que o projeto Tropofonia: um laboratório de sons e sentidos, proposto pelo Instituto Imersão Latina - IMEL foi selecionado para receber o Prêmio Roqutette Pinto de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, na categoria rádio-arte/experimentação sonora."

COMISSÃO DE SELEÇÃO DO I PRÊMIO ROQUETTE- PINTO
ARPUB - Associação das Rádios Públicas do Brasil

"Nós do Instituto Imersão Latina (IMEL) e do Tropofonia recebemos esta notícia hoje e agradecemos a todos que participaram desse processo de construção coletiva do projeto até aqui. O programa Tropofonia agora será disponibilizado para circular pelas rádios comunitárias e educativas de todo o Brasil. Que essa onda se perpetue por todos os ares da América Latina!"
Brenda Marques Pena, Presidente do Instituto Imersão Latina

A Comissão de Seleção do I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos - Prêmio Roquette-Pinto foi composta pelos membros:

Patrick Torqua…

Os Grandes projetos na Amazônia e seus impactos

“Realizar uma grande aliança dos quem tem modos de vida ligados a terra, as águas e as florestas, povos indígenas,comunidades de camponeses e ribeirinhos e demais entidades sociais que sofrem os impactos dos grandes projetos na Amazônia e de quem se solidariza com eles, para estabelecer a resistência a diversos níveis, local, regional, nacional einternacional”, é o que sugere uma das conclusões do Seminário Internacional de Grandes Projetos na Amazônia e seus Impactos. As conclusões do Seminário foram publicadas no site do Cimi no último dia 6.


Eis a carta final do encontro:

Nós, membros de Movimentos Sociais e Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Peruana e Boliviana e do Conselho Missionário Indigenista – Cimi, reunidos no “Seminário Internacional de Grandes Projetos na Amazônia e seus Impactos”, nos dias 2, 3 e 4 de junho de 2010, na cidade de Rio Branco, estado do Acre,

Considerando:

1) Que os grandes projetos da IIRSA(Iniciativa para Integração da Infra-Estrutura da América …

De volta à Pangéia: um dos contos DESnaturalizados de Brenda Mar(que)s Pena do Imersão Latina

De volta à Pangéia* Quem sabe a arte console hoje todos os corações solitários carentes da real beleza muda dos materiais e cores dos sonhos, como intocáveis desejos do querer. Esse era o último apelo de Péricles: viver um deja vu de emoções. Assim as lembranças tomavam o chá das onze com ele todos os dias, como se cada gota tivesse o gosto de um amigo ou amante distante. E foi assim todos os finais de noite, até que a terra se transformou novamente na Pangeia, quando não havia essa divisão entre continentes. E no meio desse emaranhado de terras Péricles viajou no tempo, provocando a erupção de mil vulcões até que a lavra do amor queimou para sempre os corpos…. Brenda Mar(que)s Pena durante lançamento de DESnaturalizados. Foto: Marja Marques *Miniconto do meu livro (DES)naturalizados. Exemplares à venda por R$ 15,00 no Coletivo Contorno (avenida do Contorno 4640 – sala 701, bairro Funcionários) e na Casa Leopoldina (rua Leopoldina 357, bairro Santo Antônio). Peça também pelo e-mail: co…