Solidariedade ao povo de Santa Catarina!


O impacto da chuva que há quase dois meses atormenta a população de Santa Catarina é avassalador. Mais de 1 milhão e quinhentas mil pessoas foram afetadas. O último boletim da Defesa Civil catarinense registra oficialmente 97 mortos.

A Federação Nacional dos Jornalistas - FENAJ se solidariza às vítimas da tragédia, entre elas jornalistas, e conclama os Sindicatos e a categoria a colaborarem no apoio ao povo catarinense.

Quedas de barreiras, enchentes, destruição de casas, veículos, pontes e perda de vidas foram registradas em quase todas as regiões de Santa Catarina. Com o solo já encharcado por semanas seguidas, a intensificação da chuva nos últimos 5 dias provocou um quadro catastrófico em diversos municípios.

O trânsito por via terrestre com o Rio Grande do Sul e com algumas regiões do Paraná foi interrompido. A chuva diminuiu e o nível dos rios está baixando. Ainda assim, 8 municípios, com 97.680 pessoas, estavam isolados. Em diversos outros, há racionamento de água e, por medida de segurança, em alguns o fornecimento de energia elétrica foi cortado.

Um imenso contingente de policiais, bombeiros, profissionais de saúde, funcionários públicos e voluntários está mobilizado no socorro às vítimas e na desobstrução de vias. A principal preocupação, no entanto, é em assegurar abrigo, alimentação e cuidados com a saúde das pessoas afetadas pela enchente.

Veículos de imprensa e dezenas de jornalistas, especialmente na região do Vale do Itajaí, também sofrem com os danos da tragédia.

“Neste momento, o mais importante é socorrer e apoiar as vítimas do desastre. Mas é preciso também apurar as reais responsabilidades e questionar as autoridades sobre o que poderiam, ou melhor, deveriam ter feito para evitar ou minimizar as conseqüências. Como cidadãos e, especialmente jornalistas, temos a obrigação de questionare não aceitar que a culpa seja exclusivamente atribuída à natureza”.

Sérgio Murillo de Andrade, presidente da FENAJ.

"Amigos, minha querida cidade de Blumenau/SC E DIVERSAS OUTRAS estão arrasadas pela avassaladora enchente. Em todo o estado, mais de 100 pessoas estão mortas e muitas desaparecidas. Em função desta catástrofe. 1,5 milhão de pessoas diretamente atingidas! Mais de 8 cidades estão sitiadas pelas águas, sem comunicação ou acesso, em situação de calamidade pública. Diversas outras estão em situação de risco e estado de alerta com a defesa civil. Sua ajuda será de grande valia para nossos irmãos que estão em situação tão difícil. Os que puderem ajudar, peço que contribuam no SOS Blumenau doando mantimentos, roupas, cobertores, fraldas, absorventes femininos, toalhas, etc."

Tchello d'Barros - escritor, artista visual e viajante.


"Poetas del Mundo, mostrem que a solidariedade é maior do que os estragos da chuva."

Delasnieve Daspet, Embaixadora para o Brasil de Poetas del Mundo, Sub-Secretaria para as Américas



Santa Catarina Chora

Águas transbordas
Linda Santa Catarina
Vítim(a)mada
Quem transformou em catástrofe
Sua beleza de praias, serras e rio(SOS)?

Quantas vidas será preciso sacrificar
pelo aquecimento da "economia" planetária
que os homens não aprenderam a freiar
E nessa corrida suicida destroem coisas belas?

Minha Santa Catarina!
Será possível vê-la novamente linda,
Livrar-te-ás desta triste sina?

A solidadiedade que se ergue
enchuga um pouco das águas
Que as enchentes transbordaram
Mas não alivia a dor dos familiares
daqueles que em ti morreram.

Quantos maremotos, furacões e enchentes
Quantas Nova Orleans, Cubas e Santa Catarinas
Serão necessárias para a (des)humanidade
Sentir a dor desta ferida que ela mesmo escancarou?

Brenda Marques Pena Jornalista, Poeta del Mundo, Presidente do Imersão Latina - IMEL

Como ajudar?

A Defesa Civil de Santa Catarina divulgou o número de contas correntes para receber as doações de ajuda aos desabrigados. Os interessados em contribuir podem depositar qualquer quantia nas contas:

Banco do Brasil: Agência 3582-3, Conta Corrente 80.000-7
Besc: Agência 068-0, Conta Corrente 80.000-0
Bradesco: Agência 0348-4, Conta Corrente 160.000-1.

O nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil,
CNPJ - 04.426.883/0001-57.

O dinheiro arrecadado será utilizado para compra de mantimentos que serão distribuídos entre os moradores das cidades atingidas.

A Defesa Civil faz algumas recomendações para quem for fazer doações:
Os alimentos devem estar dentro do prazo de validade e com a embalagem intacta. De preferência, devem ser não-perecíveis;

- Colchões e roupas de cama devem estar em bom estado de conservação, limpos e prontos para utilização;
- Roupas e calçados também devem estar limpos e em condições de uso;
- Sapatos devem estar amarrados entre si (pé direito com esquerdo) e a numeração deve ser marcada do lado externo com caneta;
- Utensílios domésticos devem estar funcionando e bem conservados;
- Quem quiser doar alimentos ou roupas nas cidades atingidas deve procurar a prefeitura dos municípios;

- Para outras cidades do país uma opção é procurar a Defesa Civil que pode informar quais entidades públicas e privadas estão promovendo campanhas para arrecadar ajuda em sua região;


As Secretarias Regionais (SDR's) da região do Alto Vale do Itajaí (Blumenau, Brusque, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e Timbó) montaram bases de distribuição e arrecadação das doações às pessoas afetadas pelas fortes chuvas do último final de semana.

Consulte locais para entrega no tel:
(48) 4009 9886 ou nas SDR's.
As empresas ou pessoas de outros estados que tiverem interesse em fazer doações também devem ligar para:
(48) 4009 9886.

Os catarinenses devem ligar para 199 ou para a SDR mais próxima do seu município.

São Paulo (capital)
O Centro Shivapoint Yoga em São Paulo está arrecadando roupas, sapatos, cobertores e outros materiais para as vítimas das enchentes de Santa Catarina. Doações podem ser feitas na Rua Antonio Carlos,690 - 2º andar, próximo ao metrô Consolação.
O telefone é (0x11-3159-5106).

Mais informações: http://www.desastre.sc.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas