Encontro pela Unidade de Educadores 2009 abre inscrições para apresentações de trabalhos em Havana
PEDAGOGIA 2009:
Encontro pela Unidade de Educadores en Cuba
26 a 30 de janeiro de 2009
Encontro pela Unidade de Educadores en Cuba
26 a 30 de janeiro de 2009
O Ministério de Educação da República de Cuba e prestigiosos organismos internacionais relacionados com a educação têm o prazer em anunciar a nova convocatória do Congresso Pedagogia 2009 em sua undécima edição, acolhida a seu tradicional tema Encontro pela união dos Educadores que acontecerão de 26 a 30 de janeiro 2009 no Palácio de Convenções de Havana.
O programa científico do Congresso Pedagogia 2009 foi desenhado com o intuito de procurar formas de colaboração em pesquisa científica, o intercâmbio de experiências de ponta na solução de importantes problemas educacionais atuais e na busca das raízes de uma pedagogia autóctone, que sintetize o melhor dos pedagogos latino-americano e universal. Com isso, pretende-se oferecer ao professor um arsenal coerente que lhe permita assumir posições críticas ante os problemas que enfrenta hoje a educação em nossos países.
Uma educação de qualidade para todos, que contribua decisiva e eqüitativamente ao desenvolvimento de uma cultura geral e integral dos nossos povos, será o fio condutor do debate científico, apoiado no resgate das melhores experiências das ciências da educação da nossa região.
O programa científico compreende várias atividades:
O programa científico compreende várias atividades:
Cursos de diferentes temáticas (pré-evento e paralelo ao congresso);
Conferências Especiais, Simpósios e Fóruns
Os simpósios estão organizados em conferencias, mesas redondas, painéis, oficinas e cartazes; diferentes formas que permitirão integrar o conteúdo dos temas do congresso a partir dos principais resultados científicos ou pressupostos teóricos das palestras apresentadas. As oficinas propiciam um debate enriquecedor entre os autores e participantes no qual, com base na reflexão coletiva realizada, se torna possível a atualização e sistematização dos temas abordados.
Também inserida na organização de cada simpósio, a exposição de cartazes será uma forma de apresentação dos trabalhos, possibilitando aos autores uma troca direta com os interessados no tema. Cada simpósio terá uma sessão para a apresentação de cartazes numa sala especial.
Também inserida na organização de cada simpósio, a exposição de cartazes será uma forma de apresentação dos trabalhos, possibilitando aos autores uma troca direta com os interessados no tema. Cada simpósio terá uma sessão para a apresentação de cartazes numa sala especial.
Os simpósios terão uma unidade funcional durante o tempo da sua realização e serão encerrados com uma sessão de conclusões, nas quais, baseadas nos critérios expostos nas oficinas pelos autores de trabalhos e delegados participantes, se levarão a cabo avaliações gerais das tendências existentes e das ações para a solução das principais problemáticas educacionais apresentadas sobre os temas tratados. Essas conclusões serão incorporadas à Declaração Final e à Memória Científica do evento.
Os fóruns constituirão uma outra modalidade do Programa Cientifico, que permitirá estabelecer debates abertos sobre diferentes temas. Estão previstos três fóruns onde o tema central será apresentado por um destacado especialista e a partir deles serão realizadas as intervenções dos interessados, sem a apresentação de palestras. O debate será caracterizado pela diversidade de enfoques e concepções teórico-metodológicas, mas terão como objetivo comum divulgar as melhores experiências e propor recomendações sobre os temas analisados.
Cartazes
Serão apresentados em formato de 82 cm de largura (horizontal) e 120 cm de comprimento (vertical). Os autores deverão montá-los no espaço destinado para essa finalidade na sala prevista no próprio Palácio de Convenciones. A montagem será realizada pelo autor uma hora antes da sessão de apresentação, no dia estabelecido no Programa Científico. Os autores deverão desmontar totalmente seus cartazes no final da sessão. No horário estabelecido para a apresentação do cartaz, o autor deverá permanecer junto a seu trabalho para conversar diretamente com os interessados e responder perguntas formuladas pelos assistentes. Deve se estruturar em: título, autor e co-autores, instituição, país, introdução, materiais e métodos, resultados, conclusões e bibliografia.
Simpósios:
Educação e formação de valores.
Formação de Educadores.
Cultura e Educação.
Educação física, esportes e lazer.
Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável.
Família, mulher e educação desde uma perspectiva de gênero.
Promoção e Educação para a Saúde e sexualidade.
Cultura científica para todos: comunicação e divulgação.
Atividade científica educacional.
Ciências da Educação.
A avaliação da qualidade da educação.
Atenção integral à infância de zero a seis anos.
Educação Primária (1ª a 6ª series).
Educação Especial e integração social.
Educação Secundaria Básica (7ª, 8ª e 9ª series).
Educação Preuniversitária (10ª, 11ª e 12ª series).
Educação Técnica e profissionalizante.
Alfabetização e educação de jovens e adultos.
Educação superior.
Formação de Educadores.
Cultura e Educação.
Educação física, esportes e lazer.
Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável.
Família, mulher e educação desde uma perspectiva de gênero.
Promoção e Educação para a Saúde e sexualidade.
Cultura científica para todos: comunicação e divulgação.
Atividade científica educacional.
Ciências da Educação.
A avaliação da qualidade da educação.
Atenção integral à infância de zero a seis anos.
Educação Primária (1ª a 6ª series).
Educação Especial e integração social.
Educação Secundaria Básica (7ª, 8ª e 9ª series).
Educação Preuniversitária (10ª, 11ª e 12ª series).
Educação Técnica e profissionalizante.
Alfabetização e educação de jovens e adultos.
Educação superior.
Fóruns
Pensamento educativo e humanista de José Martí e Fidel Castro.
Os sindicatos, as organizações de professores e estudantes e o desenvolvimento educacional.
O ensino da historia.
Como parte do Programa Científico serão realizadas visitas especializadas as diferentes centros de ensino, e instituições científicas e culturais da capital, o que permitirá uma troca direta com professores e alunos dos diferentes níveis e com membros da comunidade onde estão inseridos. Os delegados poderão se inscrever para visitar um dos centros no momento da Inscrição no Congresso, sem custo adicional. O traslado durante a visita está incluído.
NÃO É NECESSÁRIA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS PARA A PARTICIPAÇÃO NO EVENTO
Normas de apresentação dos resumos, trabalhos e cartazes.
Os autores receberão do Comitê Científico a carta de aprovação dos resumos que forem aceitos para apresentação. O Comitê decidirá a modalidade de apresentação. Para considerar a inclusão dos trabalhos no evento, ao menos um dos autores tem que estar inscrito no mesmo. Os resumos e trabalhos devem ser apresentados em formato eletrônico, como documento Microsoft-Word (97, 2000 ó XP) com formato de página A4 e fonte Arial 12.
Data final de entrega dos resumos: 15 de outubro de 2008
Data final de entrega dos trabalhos: 15 de novembro de 2008
Os resumos e trabalhos recebidos depois dessa data não serão publicados nos CDs das memórias do congresso.
Pensamento educativo e humanista de José Martí e Fidel Castro.
Os sindicatos, as organizações de professores e estudantes e o desenvolvimento educacional.
O ensino da historia.
Como parte do Programa Científico serão realizadas visitas especializadas as diferentes centros de ensino, e instituições científicas e culturais da capital, o que permitirá uma troca direta com professores e alunos dos diferentes níveis e com membros da comunidade onde estão inseridos. Os delegados poderão se inscrever para visitar um dos centros no momento da Inscrição no Congresso, sem custo adicional. O traslado durante a visita está incluído.
NÃO É NECESSÁRIA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS PARA A PARTICIPAÇÃO NO EVENTO
Normas de apresentação dos resumos, trabalhos e cartazes.
Os autores receberão do Comitê Científico a carta de aprovação dos resumos que forem aceitos para apresentação. O Comitê decidirá a modalidade de apresentação. Para considerar a inclusão dos trabalhos no evento, ao menos um dos autores tem que estar inscrito no mesmo. Os resumos e trabalhos devem ser apresentados em formato eletrônico, como documento Microsoft-Word (97, 2000 ó XP) com formato de página A4 e fonte Arial 12.
Data final de entrega dos resumos: 15 de outubro de 2008
Data final de entrega dos trabalhos: 15 de novembro de 2008
Os resumos e trabalhos recebidos depois dessa data não serão publicados nos CDs das memórias do congresso.
O material deve ser apresentado em espanhol, digitado, com o máximo de uma lauda e incluirá:
Título em letras maiúsculas. Tem que ser breve e preciso.
Título em letras maiúsculas. Tem que ser breve e preciso.
Nome e sobrenome dos autores.
Endereço eletrônico, instituição e país de origem.
Nome da pessoa que apresentará as idéias principais do trabalho.
Aspectos mais relevantes do trabalho. Devem ter relação com o título, expressar sua importância teórica e prática, se está relacionado a uma experiência profissional, a resultados de uma pesquisa ou a possíveis respostas a problemas educacionais concretos.
Indicar em quais eventos, simpósio ou fórum, deseja participar e a possível modalidade na qual apresentará o trabalho.
Deverá incluir em anexo a listagem dos meios técnicos necessários para a apresentação das idéias essenciais do trabalho.
Normas para apresentação de Trabalhos completos para inclusão no CD-ROM do Congresso
Deverão ter tamanho máximo de 20 laudas, e incluir introdução, elaboração, conclusões e uma breve bibliografia, escritas em processador de texto Word 6.0 o superior com o seguinte formato:
Letra fonte ARIAL 12
Texto justificado
Margens: 2,5cm.
Folha de 8,5’ X 11’
Título do trabalho: centrado em negrito e maiúscula.
Dados dos autores: nomes e sobrenomes de todos os autores (escrito em negrito e com letra cursiva.). Nome e endereço da instituição e país de origem.
Os trabalhos que contenham imagens, tabelas e/ou gráficos, deverão estar compactados no documento Word. O documento não deverá exceder a um megabyte de tamanho. Em caso de que seja maior de 300 bytes, deverá ser compactado e se excede a esse tamanho, deverá ser em formato multivolume, com tamanho máximo de 300 kbytes cada volume.
Tal como nos eventos anteriores, não haverá um tempo estabelecido para a exposição dos trabalhos, mas o autor terá a possibilidade de fazer uma apresentação breve das idéias essenciais, permitindo assim enriquecer o debate científico ao redor do tema central da atividade onde se insere o trabalho, dentro do simpósio selecionado.
Meios audiovisuais para as apresentação nas salas.
Os meios técnicos necessários para a apresentação do trabalho deverão ser informados ao Comitê Científico.
Os meios audiovisuais deverão adequar-se às seguintes normas técnicas:
- Videocassetes VHS (Padrão NTSC 3.58)
- Projetor de dados e vídeo
- Computador
As apresentações com computadores deverão adequar-se às seguintes normas:
- Sistema operacional baseados no Windows.
- Apresentações em CD, DVD, memórias USB.
Cursos
A quota de inscrição dos cursos será de 20.00 CUC cada um. Inclui material do curso e certificado de participação que acredita 8 horas letivas.
COTAS DE INSCRIÇÕES AS ATIVIDADES DO EVENTO
PREÇOS EM CUC: PARTICIPANTE $ 150.00
ACOMPANHANTE: $ 80.00
Incluindo:
PARTICIPANTE: Participação nas sessões de trabalhos do evento, cerimônia de abertura, gala cultural e cerimônia de encerramento, uma visita a um Centro Educacional, certificado de participação, módulo de materiais e certificado de autor ou co-autor por cada trabalho apresentado.
Endereço eletrônico, instituição e país de origem.
Nome da pessoa que apresentará as idéias principais do trabalho.
Aspectos mais relevantes do trabalho. Devem ter relação com o título, expressar sua importância teórica e prática, se está relacionado a uma experiência profissional, a resultados de uma pesquisa ou a possíveis respostas a problemas educacionais concretos.
Indicar em quais eventos, simpósio ou fórum, deseja participar e a possível modalidade na qual apresentará o trabalho.
Deverá incluir em anexo a listagem dos meios técnicos necessários para a apresentação das idéias essenciais do trabalho.
Normas para apresentação de Trabalhos completos para inclusão no CD-ROM do Congresso
Deverão ter tamanho máximo de 20 laudas, e incluir introdução, elaboração, conclusões e uma breve bibliografia, escritas em processador de texto Word 6.0 o superior com o seguinte formato:
Letra fonte ARIAL 12
Texto justificado
Margens: 2,5cm.
Folha de 8,5’ X 11’
Título do trabalho: centrado em negrito e maiúscula.
Dados dos autores: nomes e sobrenomes de todos os autores (escrito em negrito e com letra cursiva.). Nome e endereço da instituição e país de origem.
Os trabalhos que contenham imagens, tabelas e/ou gráficos, deverão estar compactados no documento Word. O documento não deverá exceder a um megabyte de tamanho. Em caso de que seja maior de 300 bytes, deverá ser compactado e se excede a esse tamanho, deverá ser em formato multivolume, com tamanho máximo de 300 kbytes cada volume.
Tal como nos eventos anteriores, não haverá um tempo estabelecido para a exposição dos trabalhos, mas o autor terá a possibilidade de fazer uma apresentação breve das idéias essenciais, permitindo assim enriquecer o debate científico ao redor do tema central da atividade onde se insere o trabalho, dentro do simpósio selecionado.
Meios audiovisuais para as apresentação nas salas.
Os meios técnicos necessários para a apresentação do trabalho deverão ser informados ao Comitê Científico.
Os meios audiovisuais deverão adequar-se às seguintes normas técnicas:
- Videocassetes VHS (Padrão NTSC 3.58)
- Projetor de dados e vídeo
- Computador
As apresentações com computadores deverão adequar-se às seguintes normas:
- Sistema operacional baseados no Windows.
- Apresentações em CD, DVD, memórias USB.
Cursos
A quota de inscrição dos cursos será de 20.00 CUC cada um. Inclui material do curso e certificado de participação que acredita 8 horas letivas.
COTAS DE INSCRIÇÕES AS ATIVIDADES DO EVENTO
PREÇOS EM CUC: PARTICIPANTE $ 150.00
ACOMPANHANTE: $ 80.00
Incluindo:
PARTICIPANTE: Participação nas sessões de trabalhos do evento, cerimônia de abertura, gala cultural e cerimônia de encerramento, uma visita a um Centro Educacional, certificado de participação, módulo de materiais e certificado de autor ou co-autor por cada trabalho apresentado.
ACOMPANHANTE: Credencial, participação na cerimônia de abertura, gala cultural, cerimônia de encerramento, visita a um centro educacional.
FORMAS D E PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO
A quota de inscrição deverá ser paga quando da chegada a La Habana, diretamente no Palácio de las Convenciones. Poderá ser pago a partir do dia 25 de Janeiro (de 9:00 a 16:30) onde também o participante poderá selecionar e inscrever-se nos cursos ofertados e exigir o centro educacional que vai visitar.
Em Cuba a moeda oficial denominada Peso Convertível (CUC), pode ser adquirida no Aeroporto Internacional José Martí, quando de sua chegada, nos hotéis, bancos e casas de cambio (CADECAS) a partir das seguintes moedas: euro, dólar canadense, dólar americano, libra esterlina e franco suíço, de acordo com o cambio internacional do dia em relação ao dólar norte americano. São aceitos os cartões de créditos VISA, MASTERCARD, EUROCARD, CABAL, desde que não sejam emitidos por bancos estadunidenses.
Para mais informações da moeda CUC visite http://www.banco-metropolitano.com/
Para cartas-convite e aprovação dos resumos e qualquer outra informação, entrar em contato com:
Dr. Adolfo Núñez Fernández
Representante do Ministério de Educação de Cuba no Brasil
Rua Cardoso de Almeida, 2115, Sumaré, CEP 01251-001, São Paulo, Brasil.
Tel.: (11) 3873-2084 / 3873-2084
Entre em contato diretamente com o Comitê Científico a partir da Universidade Federal da Bahia - http://www.portal.ufba.br/
e-mail: mcecili@ufba.br
Enviada pelo colaborador Willian Rosa
Comentários