Andes inspiram livro e o mais importante congresso de pesquisadores latinistas neste mês


Por Brenda Marques Pena*

Se há um lugar na América Latina para aqueles que amam as montanhas, um lugar cercado pela tradição dos povos Incas, este templo sagrado é a Cordilheira dos Andes.

Amauta Runa, como foi batizado o autor de "A Ciência Sagrada dos Incas" na sua imersão na tradição sagrada andina, é um especialista na América Latina e desenvolve estudos sobre culturas indígenas.

O livro “A Ciência Sagrada dos Incas” da Editora Madras de São Paulo, pode ser encontrado desde maio deste ano 2008 e o lançamento em Belo Horizonte será realizado no Multi-espaço Catado de Idéias.

O escritor já realizou viagens e estudos por diversas regiões do Brasil, Peru, Bolívia, Chile, Argentina e México. Participei da expedição “Conexão Adventure”, como responsável pela área histórico-cultural do projeto, que percorreu 12.000 km da Amazônia aos Andes. Foi expositor do "I Taller Internacional de Geobiologia y Medicina del Habitat" realizado em novembro de 2007 na cidade de Cochabamba-Bolívia.

Enviada por: Dani & Ka - Espaço Maia
As informações sobre o autor foram extraídas do blog:
http://kawribas.blogspot.com/


Jornada Andina de Literatura Latino Americana no Chile

Como Presidente do Imersão Latina, recebi o convite para participar da festa de lançamento do livro "A Ciência Sagrada dos Incas", mas no dia 13 de agosto estarei olhando para os Andes no Chile, participando da Jornada Andina de Literatura Latino Americana (Jalla 2008). Mais de 3 mil pesquisadores da América Latina estarão no encontro que será realizado do dia 11 a 15 de agosto na Estación Mapocho e na Casa Central de la Universidad de Chile.

Na segunda-feira (11), dia de abertura do evento, participarei expondo na mesa "Nuevas prácticas culturales en América Latina" parte da minha dissertação defendida na UFMG, que me deu o título de Mestre em Literatura e Outros Sistemas Semióticos. Exporei a comunicação: "La poesia sonora, oralidad, universalidad y desplazamientos performativos". Destacarei a performance de alguns poetas latino-americanos que trabalham as sonoridades e exploram a riqueza de ritmos e de línguas de nossos povos.
Quem quiser saber mais informações sobre a Jornada e acessar o programa completo do mais importante congresso latinista, acesse: http://www.jalla2008.uchile.cl
*Presidente do Instituto Imersão Latina (IMEL).
Na foto: Aprresentação de Brenda Marques Pena no Buenos Aires Poesía em maio deste ano.

Comentários

Postagens mais visitadas