Hoje dia 9 de agosto é o Dia internacional dos povos indígenas!


Com muita garra e coragem semeamos nosso chão, regamos com lágrimas e sangue e resistimos á aqueles que nos querem roubar a alma, a terra a vida. È uma data celebrada mundialmente e foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 1995 para expressar o reconhecimento internacional em relação a esses povos, que ainda carecem da manutenção de alguns de seus direitos mais básicos.

Segundo dados da própria ONU, a população indígena no mundo está estimada em cerca de 370 milhões de pessoas, o que representa algo em torno de 5% da população mundial. No entanto, segundo a entidade, esses povos compõem cerca de um terço da população mais pobre do mundo e são expostos a uma série de problemas, que abrangem doenças, discriminação, perseguição, baixa expectativa de vida, ameaças territoriais e poucas garantias de verem cumpridos os seus direitos humanos.

Nesses anos sombrios em que o ter é mais importante que o ser e no Brasil nossos direitos mais essenciais estão sendo violados é a hora de nos levantarmos e juntos em um só brado dizer basta!
TEMOS O DIREITO DE VIVER E MANTER NOSSA CULTURA VIVA CUSTE O QUE CUSTAR!
VIVA OS POVOS ORIGINÁRIOS DE TODAS AS NAÇÕES!

Avelin Buniacá Kambiwá
Comitê Mineiro de Apoio aos Povos Indígenas


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Grandes projetos na Amazônia e seus impactos

De volta à Pangéia: um dos contos DESnaturalizados de Brenda Mar(que)s Pena do Imersão Latina