Estão abertas as inscrições para Prêmio de Literatura para obras temáticas da Inconfidência Mineira

Até o dia 22 de agosto a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe obras inéditas que concorrerão à seleção do Programa Editorial de Obras de Valor Histórico e Cultural de Interesse de Minas Gerais e do Brasil. 

O tema central é a história política do Estado, a partir da Inconfidência Mineira. O concurso foi lançado no último mês de junho, e seu edital, que contém o formulário de inscrição, estão disponíveis no Portal. O vencedor terá o livro publicado. Regras - A seleção está aberta a pessoas físicas, que devem encaminhar o material exclusivamente por mensagem eletrônica, para o endereço programa.obras.historicas@almg.gov.br.

Conforme determina o edital, o envio deve ser feito sem a identificação dos autores e observando os detalhes quanto ao formato do arquivo eletrônico e do texto da obra. A proposta vencedora será publicada no formato impresso, com tiragem de até 700 exemplares, sendo 5% para o autor ou autores, a título de compensação pela cessão de direitos patrimoniais à Assembleia. A publicação ocorrerá no prazo de até um ano da divulgação do resultado definitivo da seleção, que deverá ser conhecido até 6 de dezembro deste ano.

A critério da ALMG, a obra vencedora poderá, ainda, ser disponibilizada em seu Portal, no formato eletrônico, em caráter permanente. Não podem participar da seleção deputados e servidores da Assembleia, membros do Conselho Editorial do programa, bem como seus cônjuges ou parentes até o segundo grau. Todos os prazos e etapas do concurso, inclusive para recursos, estão detalhados no edital. Objetivos – A seleção das obras inéditas busca promover o resgate, a compreensão e a valorização da memória histórica de Minas Gerais, em especial, e do Brasil, em geral, de modo a contribuir para a construção de um senso de identidade e cidadania.

 O concurso ocorre no âmbito do Programa Editorial de Obras de Valor Histórico e Cultural de Interesse de Minas Gerais e do Brasil, que publica obras também com o objetivo de ampliar a compreensão do desenvolvimento político e social de Minas Gerais e do Brasil. Leia o release na íntegra no Portal da ALMG.

Regulamento no edital

Comentários

Postagens mais visitadas