Carta aberta à delegação brasileira do FSM

Integrante do Imersão Latina teve visto negado por duas vezes e não poderá participar do Fórum Social Mundial que será realizado de 9 a 14 de agosto, em Montreal, Canadá

Lamentamos muito que o Fórum Social Mundial esteja sendo realizado em um país com tamanha dificuldade para obtenção de visto como o Canadá. Apesar de todo empenho da equipe que tem trabalhado para este Fórum acontecer no Canadá, é a primeira vez em longo de toda a história do FSM que tivemos o visto negado de um dos integrantes do Instituto Imersão Latina (Imel).

O Vice-presidente do Imel Nelson Pombo Junior não tem nada que desabone a participação dele, uma vez que ele é professor, artista e ativista cultural. Já viajou por vários países
entre eles: Senegal e Tunísia, tendo passado inclusive por países como Inglaterra e tantos outros sem nenhum impedimento e agora enfrentamos esta lamentável situação: ter o visto negado por duas vezes o impedindo de participar do Fórum Social Mundial no Canadá.

Em nosso opinião, como participantes dos processos de construção do Fórum Social Mundial desde o início desta história, consideramos que o FSM deva permanecer sendo realizado em países que estejam de fato abertos a participação das delegações do Fórum Social Mundial, sem tamanhos preconceitos e xenofobias, com processos tão excludentes de suas relações internacionais. Acreditamos que um país calcado apenas nos valores econômicos, não seja adequado para sediar um Fórum Social Mundial.

Que os outros companheiros de delegação brasileira possam levar a frente este FSM, fazendo-o marcante e também refletindo seus caminhos e descaminhos.
Estaremos à disposição p
ara colaborar difundindo as atividades do Fórum e da delegação brasileira e também participando de atividades estendidas do Fórum, além das publicações da Ciranda de Comunicação Compartilhada, da qual somos integrantes, como coletivo e organização de ativistas pela mídia livre.
Saudações pelos direitos humanos e da liberdade de ir e vir!

Brenda Marques Pena
Instituto Imersão Latina

Fotos: Nelson Pombo Jr participando do Fórum Social Mundial de Mídia Livre e Fórum Social Mundial no Canadá e cartaz do Fórum Social de Migrações com um recado expresso

Comentários

Postagens mais visitadas