Pular para o conteúdo principal

Conheça a lista dos artistas latino-americanos selecionados para a residência Imersão Latina


Resultado da Curadoria - Residência Imersão Latina

O Instituto Imersão Latina em parceria com Ibermúsicas e a Embaixada Cultural divulgam o resultado do processo seletivo para músicos latino-americanos participarem da Residência Imersão Latina. Esta residência se realiza com o aporte do Fundo Ibermúsicas tendo sido este projeto selecionado no edital Ibermúsicas 2014.


Artistas Selecionados:
Mi Chingón - México
Claudia Elena Jaramillo - Colômbia
Grego Quirós - Argentina
Martin Turielli - Uruguay

Artistas Suplentes:

Santino Davero - Bolivia
Tomás del Real - Chile
Victor Morles Natural - Venezuela


Parecer do curador:

A curadoria do Projeto Residência Imersão Latina foi bastante difícil devido ao grande número de boas propostas inscritas. Em quase cinquenta inscrições é possível visualizar uma gama de artistas latino-americanos muito profissionais, dedicados à constante criação musical e também bastante engajados em projetos que valorizam as cultura e as comunidade locais.  

Os quatro artistas selecionados formam um grupo bastante heterogêneo e de grande qualidade musical, sendo que cada um possui experiências e trajetórias bem distintas no campo da música e com influências diversas. Seja através da música tradicional ou erudita, passando pela música urbana ou contemporânea ou com forte atuação na cena Hip-hop, todos os selecionados, além de grandes artistas, são ativistas da área cultural e musical e ocupam posições de professores ou produtores culturais em seus respectivos países. O grupo selecionado conta com um percussionista, um violonista, uma violoncelista e um rapper & beat maker, sendo que todos os selecionados, além de serem compositores, são também cantores ou possuem um trabalho vocal consolidado. Levou-se também em consideração o diálogo entre a tradição e o contemporâneo presente nas obras apresentadas por cada proponente.

Certamente foi difícil escolher quatro pessoas em meio a uma amostragem tão abrangente e incrível de excelentes artistas da América Latina. A curadoria indica que se mantenha contato com todos esses músicos e que se busquem outras fontes de recursos para conseguir atender a essa demanda, para que não se perca um potencial enorme de intercâmbio cultural e de aprendizado mútuo entre esses brilhantes hermanos e hermanas!

Francisco Cereno

Francisco Cereno é artista e produtor cultural. Como músico participa da orquestra de improvisação Frito na Hora que desenvolve uma linguagem de composição dirigida em tempo real. É co-realizador do Minas Música Mundo, um encontro internacional de música em Belo Horizonte. Atualmente realiza turnês e shows internacionais de música mineira pela Embaixada Cultural. Foi curador do Programa Música Minas em 2014 e coordenou a Ação Internacional do mesmo em 2013, promovendo a circulação de vários músicos mineiros pelo mundo.

Saiba mais sobre o projeto Residência Imersão Latina pelos sites imersaolatina.com e embaixadacultural.org

Acompanhe esta experiência no https://www.facebook.com/residenciaimersaolatina 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tropofonia do IMEL ganha prêmio Roquette Pinto de rádio-arte!

"É com muita satisfação que a ARPUB e o MinC informam que o projeto Tropofonia: um laboratório de sons e sentidos, proposto pelo Instituto Imersão Latina - IMEL foi selecionado para receber o Prêmio Roqutette Pinto de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, na categoria rádio-arte/experimentação sonora."

COMISSÃO DE SELEÇÃO DO I PRÊMIO ROQUETTE- PINTO
ARPUB - Associação das Rádios Públicas do Brasil

"Nós do Instituto Imersão Latina (IMEL) e do Tropofonia recebemos esta notícia hoje e agradecemos a todos que participaram desse processo de construção coletiva do projeto até aqui. O programa Tropofonia agora será disponibilizado para circular pelas rádios comunitárias e educativas de todo o Brasil. Que essa onda se perpetue por todos os ares da América Latina!"
Brenda Marques Pena, Presidente do Instituto Imersão Latina

A Comissão de Seleção do I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos - Prêmio Roquette-Pinto foi composta pelos membros:

Patrick Torqua…

Os Grandes projetos na Amazônia e seus impactos

“Realizar uma grande aliança dos quem tem modos de vida ligados a terra, as águas e as florestas, povos indígenas,comunidades de camponeses e ribeirinhos e demais entidades sociais que sofrem os impactos dos grandes projetos na Amazônia e de quem se solidariza com eles, para estabelecer a resistência a diversos níveis, local, regional, nacional einternacional”, é o que sugere uma das conclusões do Seminário Internacional de Grandes Projetos na Amazônia e seus Impactos. As conclusões do Seminário foram publicadas no site do Cimi no último dia 6.


Eis a carta final do encontro:

Nós, membros de Movimentos Sociais e Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, Peruana e Boliviana e do Conselho Missionário Indigenista – Cimi, reunidos no “Seminário Internacional de Grandes Projetos na Amazônia e seus Impactos”, nos dias 2, 3 e 4 de junho de 2010, na cidade de Rio Branco, estado do Acre,

Considerando:

1) Que os grandes projetos da IIRSA(Iniciativa para Integração da Infra-Estrutura da América …

De volta à Pangéia: um dos contos DESnaturalizados de Brenda Mar(que)s Pena do Imersão Latina

De volta à Pangéia* Quem sabe a arte console hoje todos os corações solitários carentes da real beleza muda dos materiais e cores dos sonhos, como intocáveis desejos do querer. Esse era o último apelo de Péricles: viver um deja vu de emoções. Assim as lembranças tomavam o chá das onze com ele todos os dias, como se cada gota tivesse o gosto de um amigo ou amante distante. E foi assim todos os finais de noite, até que a terra se transformou novamente na Pangeia, quando não havia essa divisão entre continentes. E no meio desse emaranhado de terras Péricles viajou no tempo, provocando a erupção de mil vulcões até que a lavra do amor queimou para sempre os corpos…. Brenda Mar(que)s Pena durante lançamento de DESnaturalizados. Foto: Marja Marques *Miniconto do meu livro (DES)naturalizados. Exemplares à venda por R$ 15,00 no Coletivo Contorno (avenida do Contorno 4640 – sala 701, bairro Funcionários) e na Casa Leopoldina (rua Leopoldina 357, bairro Santo Antônio). Peça também pelo e-mail: co…