Encrespa Geral é realizado pela quarta vez em Belo Horizonte no mês de abolição da escravatura no Brasil


O mês de maio no Brasil é referência para a cultura negra, 13 de maio é lembrada a data de assinatura da lei áurea, que pós o fim à escravatura no Brasil, apesar do movimento negro considerar o 20 de novembro mais significativo, por ser o dia de Zumbi, o líder do quilombo dos Palmares, maior símbolo de residência à escravidão

Por Adriana Borges
jornalista e conselheira do Imel




No dia 17 de maio, o Uai Shopping vai sediar a quarta edição do Encrespa Geral BH, evento que evidencia e valoriza os cabelos crespos e cacheados. O Encrespa Geral é um projeto de ação social, com o objetivo de inspirar o uso do cabelo natural, independente da cor, etnia, sexo e idade. A 4ª edição do evento acontece em 18 cidades brasileiras e 4 países. 

Com o objetivo de valorizar a estética negra em uma sociedade que as escovas progressivas e definitivas dominam o mercado de beleza, o Encrespa Geral inspira e apoia quem faz o caminho inverso, quem torna crespos os cabelos um dia quimicamente tratados. Muito mais do que moda é uma filosofia de vida, um processo de auto-aceitação.

O Encrespa Geral é um evento corpóreo, estético e identitário e, por isso ajuda o público a refletir um pouco mais sobre a complexidade e os conflitos da identidade negra. É uma formulação de uma proposta de intervenção estética que postula o direito a beleza afro-brasileira.

Apesar de seu caráter especifico no que se refere à construção da auto aceitação, o evento é amplo e inclui em sua programação atrações culturais, oficinas de turbantes e também contará com a presença de palestrantes e de depoimentos de pessoas que passaram pela experiência do Big Chop (corte de cabelo que retira toda a química capilar).

Na programação há um espaço reservado para a moda, beleza e literatura afro-brasileira com estandes de afro-empreendedores vindos dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. O espaço infantil chamado de Encrespa Kids recebe a convidada Carolina Monteiro que com apenas oito anos, se destaca na internet com vídeos que incentiva o uso do cabelo natural. Carolina já participou de vários programas de TV e é destaque em diversos jornais de circulação nacional.

Programação

- Dj Mestre Lau  -  repertório de Black Music
 - Grupo Black Up Music - música instrumental para recepção
 - Palestrante Denilson Tourinho - Tema,“Cabelo e Identidade”.
- Encrespa Kids - Atividades educativas para as crianças – Coordenação, equipe Casarão das Artes
- Big Chop ao vivo com a cabeleireira Danny Sousa
- Antes e depois - Fotos de pessoas que passaram pela transição
- Pocket Show com o grupo Samba na Roda da Saia
- Pocket Show – Marvin Pires e Delatorvi
- Depoimento - Patrícia Santos, mãe da menina Carolina Monteiro –   
- Tema: - A importância de se construir uma autoestima sólida na infância
 - Depoimento - resistência contra o racismo
 - Depoimento - Iara Viana – Tema: Meu Black Power é a minha identidade não a sua fantasia de carnaval
- Depoimento aberto ao público
 - Workshop de Turbante 


Evento: Encrespa Geral
Data: 17 de maio
Horário: 11 às 14:30
 Local: Shopping Uai– Rua Saturnino de Brito, 17 – Centro
Classificação: livre
Entrada: Gratuita
Informações para o público:
Elissandra Flávia 31 - 9315 2496

Informações para a Imprensa:

Comentários

Postagens mais visitadas