Lucas Guimaraens faz homenagem a Michel Foucault com poemas inéditos no Terças Poéticas do Palácio das Artes


Com poemas inéditos e outros que já conhecidos de sua autoria, Lucas Guimaraens é o convidado da próxima edição do Terças Poéticas, em 11 de junho, às 18h30.  Homenageando Michel Foucault, o poeta traça um diálogo entre seus poemas e alguns conceitos do filósofo francês. Sob curadoria e direção de Wilmar Silva, o Terças Poéticas tem apoio do BDMG Cultural e Fundação Clóvis Salgado com realização da Anome Livros.
Lucas Guimaraens é mineiro de Belo Horizonte e tem 34 anos. Vindo de uma família de poetas, contistas e romancistas, dentre eles, Bernardo Guimarães, Alphonsus de Guimaraens, João Alphonsus, Alphonsus de Guimaraens Filho e Afonso Henriques Neto, Lucas esteve, sempre, rodeado pela literatura em sua casa. Bacharel em Direito, viveu na França, onde desenvolveu seu mestrado em filosofia pela Universidade Paris 8. Trabalhou, também, como intérprete, tradutor e parecerista no Comitê contra a Fome e pelo Desenvolvimento sustentável, órgão criado pela ONU.
De volta ao Brasil, tornou-se embaixador do Cercle Universel des Ambassadeurs de laPaix (ONU/UNESCO) e desenvolve acordos internacionais na área de cultura e educação. Concomitantemente, criou sua própria empresa, a Villa Cultura, que atua na área de produção cultural. É co-fundador e presidente da Associação dos Amigos do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens. Desde 2012, ocupa a cadeira nº 1 da Academia Marianense de Letras – Minas Gerais.
Publicou poemas em diversas antologias, periódicos e revistas no Brasil e no exterior, dentre as quais, aRevista Poesia Sempre, da Fundação Biblioteca Nacional, a Revista da Academia Mineira de Letras, a revista Espanhola En Sentido Figurado e a francesa Caravelles.
Lançou, em 2011, seu livro Onde (poeira pixel poesia), pela editora 7Letras. No livro, Lucas Guimaraens tece uma rede poética entremeada por referências pop e eruditas, aliando um pleno domínio da linguagem ao dom de criar imagens altamente metafóricas. Pixels e megabytes pontuam as linhas deste livro de estreia, em poemas que fluem com lirismo e força imagética.
Ainda em 2013, Lucas Guimaraens lança, em Paris, pela editora L’Harmattan, o livro de filosofia Michel Foucault et La DignitéHumaine (em português: Michel Foucault e a Dignidade Humana).

EVENTO

Terças Poéticas - Lucas Guimaraens traz poemas inéditos, em homenagem a Michel Foucault

DATA

11 de junho, terça

HORÁRIO

18h30

LOCAL

Jardins internos do Palácio das Artes

INFORMAÇÕES PARA O PÚBLICO

(31)3236-7400

Comentários

Postagens mais visitadas