Jogos dos Povos Indígenas começam na próxima quinta-feira

Pela primeira vez, Minas Gerais realizará os Jogos dos Povos Indígenas. A abertura acontece nesta quinta-feira, dia 13 e encerram no dia 15, em São João das Missões, na Aldeia Brejo Mata Fome, Norte do Estado, com a expectativa de reunir um público de mais de 3 mil pessoas, entre os competidores, convidados e os índios Xacriabás residentes no município.

Participam sete equipes competidoras com 350 indígenas representando nove das onze etnias que vivem em Minas.  No Brasil, as olimpíadas indígenas já acontecem desde 1996, idealizada pelos irmãos Marcos e Carlos Terenas, lideranças fundadoras do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena.

Em Minas Gerais, a iniciativa se viabiliza agora com recursos assegurados por Emenda Popular ao Orçamento do Estado, proposta pelo Conselho dos Povos indígenas (Copimg). O objetivo é a promoção do esporte sócio-educacional voltado para o resgate de valores tradicionais e o fortalecimento da cidadania indígena. Em São João das Missões, haverá jogos nas seguintes modalidades: Derruba o toco, Arco e flecha, Corrida à Distancia (2 km para mulheres e 3 km para homens), Cabo de Guerra, Zarabatana (competidores masculinos têm que acertar o alvo na distancia de 15 m e competidoras femininas na distancia de 7 metros), Corrida do Maracá (10 atletas percorrem uma distancia de 200m e cada competidor no retorno passa o maracá ao seu companheiro de equipe que também fará o mesmo percurso), Badok (alvo a distancia de 15 m), Arremesso de Lança e Futebol.

Fonte: http://andrequintao.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas