Fórum Social Mundial temático será realizado em Porto Alegre em novembro com o tema Palestina Livre


Por Brenda Marques com informações da Ciranda.net e Carta Maior
Vídeo por: Nelsinho Pombo Jr.

O Word Social Forum, identificado no twitter por #wsfpalestine será realizado em Porto Alegre, de 28 de novembro a 1º de dezembro de 2012, mas também de modo expandido onde quer que seja. As inscrições para o Fórum se abrem na segunda-feira, 1º de outubro.

Os brasileiros e alguns governos da América Latina tem se solidarizado pela questão da palestina. As presidentes do Brasil, Dilma Rousseff e da Argentina, Cristina Fernández Kirchner, apoiam a causa. Seus estrategistas de relações exteriores se mobilizaram para conseguir a adesão unânime dos chanceleres sul-americanos a uma declaração conjunta dos países árabes e dos governos da América do Sul em defesa dos palestinos. Quase conseguiram: faltou um: o governo da Colômbia. Clique aqui e leia mais sobre este apoio na Carta Maior:

Em 17 de setembro de 2012, dia em que se completam 30 anos do Massacre de Sabra e Chatila, o Instituto Imersão Latina realizou um bate papo com Jadallah Safa, ativista palestino radicado no Brasil desde 1979 e membro do Comitê Democático Palestino no Brasil, durante visita a Belo Horizonte. Assista no vídeo abaixo e fique por dentro da questão:

 

Ação internacional pela visibilidade da luta Palestina

Em 28 de setembro, a dois meses do Fórum Social Mundial Palestina Livre (FSMPL), será realizado um encontro internacional para expressar a solidariedade de todos os povos com o povo palestino, na luta contra a ocupação de sua terra, pelo direito de retorno dos que dela foram expulsos com a fundação do Estado de Israel, e pela autodeterminação na escolha de seu futuro.

Neste dia, em São Paulo, será realizada uma coletiva para a imprensa, dando início ao Dia da Visibilidade da Luta Palestina, às 10 horas no Club Homs (avenida Paulista, 735), com participação da deputada árabe, Haneen Zoabi, a primeira mulher Palestina a ocupar um assento no parlamento Israelense e que participou dos barcos humanitários que pretendiam romper o bloqueio de Gaza, as Flotilas da Paz.

Na oportunidade serão divulgadas a abertura das inscrições para o FSM Palestina Livre, o programa e o eixos organizadores, e o processo de solidariedade internacional e de reconhecimento da luta Palestina contra a ocupaçao por sua auto-determinação.

Compareça e divulgue para a mídia convencional e para a mídia livre: veículos da mídia alternativa, comunicadoras e comunicadores de organizaçoes e movimentos sociais, rádios comunitárias, blogueiras/os e animadoras/es de redes sociais.

DIA 28 - AÇÃO INTERNACIONAL 

Nesta sexta-feira, 28 de setembro, entre em sua rede social, escreva para suas listas de e-mails, publique no seu blogue, no site de sua organização. Se é jornalista ou comunicador/a comunitário/a, noticie na sua mídia escrita ou audiovisual, anime o assunto em sua rádio. Avise que estão abertas as inscrições para o #WSFPALESTINE pelo site www.wsfpalestine.net

Comentários

Postagens mais visitadas