Poesias de Março comemora o dia Internacional da poesia com a reunião de poetas mineiros e organizações internacionais


Poesias de Março comemora o dia Internacional da poesia com a reunião de poetas mineiros e organizações internacionais


Para comemorar o dia Internacional da Poesia, em 21 de março, a Associação Internacional dos Poetas Del Mundo de Minas Gerais, em parceria com o Instituto Imersão Latina realizam o evento Poesias de Março. Além de ser uma reunião entre vários poetas mineiros, neste dia será a apresentação da nova diretoria de Poetas Del Mundo MG. O evento acontece no Teatro da Biblioteca Púbica Estadual Luís de Bessa, a partir das 18 horas, com solenidade de posse e sarau de poesias com os grupos Nós da Poesia, Pasárgada e outros importantes poetas. Haverá participação especial do fundador de Poetas del Mundo, o chileno Luis Arias Manzo e Delasnieve Daspet, Presidente da Associação Internacional dos Poetas Del Mundo no Brasil.

De acordo com o representante da Associação Internacional dos Poetas Del Mundo por Minas Gerais, Newton Emediato Filho, o Poesias de Março pretende ser uma confraternização entre vários poetas mineiros no dia Internacional da Poesia para refletir sobre a importância da poesia na atualidade. “Sobretudo é importante ressaltar que antes de ser um grande poeta é preciso ser um grande ser humano. E assim darmos nossa contribuição efetiva para a construção de um mundo melhor”, enfatiza Newton.

Poesia Latino Americana

O Movimento dos Poetas Del Mundo teve início no Chile em 2005 e no dia 13 de março de 2010 passou a ser uma OSCIP, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. O objetivo do Presidente Mundial e Fundador chileno, Árias Manzo, era de agregar poetas de todo o mundo para atuar em prol de causas como: Meio Ambiente, Cultura da Paz, Soberania dos Povos, Direitos Humanos, Crianças e dos menos favorecidos da Sociedade. Antes de se tornar uma OSCIP, funcionou como um Fórum Internacional estando presente em mais de 100 países, nos 5 continentes, contando com mais de 6.500 poetas.

Ainda no cenário latino americano, o Instituto Imersão Latina (Imel), formado por ativistas se dedica em promover a diversidade cultural, ambiental e de ideias dos povos latino americanos. Uma das principais preocupações do Instituto é trabalhar em rede como forma de integrar e dar vazão à diversidade cultural da América Latina, a partir do compartilhamento de experiências. O Instituto se propõe a ser uma infovia cultural, ou seja, um meio de ligação entre diferentes práticas culturais e comunicativas na América Latina.


O Imel também foi criado em 2005, como um projeto de comunicação alternativa, a partir de um diagnóstico decorrente de pesquisas apresentadas no encontro da ALAIC – Associación Latinoamericana de Investigadores de Comunicación, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP. A conclusão do congresso que tratava do tema da democratização da comunicação na América Latina foi unânime: esta é uma tarefa pendente. Assim, o Imel tem trabalho para pesquisar e difundir a diversidade cultural, ambiental e de idéias, por meio da realização de eventos de artes-integradas, de comunicação e da cultura digital livre.

Serviço:
Poesias de Março
Data: 21 de março a partir das 18 horas
Local: Teatro da Biblioteca Púbica Estadual

Contatos para entrevistas:
Pâmilla Vilas Boas (31) 87492044
Newton Emediato Filho (31) 9177 1805

Comentários

Postagens mais visitadas