Livro e Exposição Artesanato e Design serão lançados nesta segunda na Galeria Passarela Cultural da Biblioteca Pública Luiz de Bessa


Artesanato Mineiro em destaque

Exposição fotográfica e lançamento de livro na Biblioteca Pública Estadual mostram o valor do artesanato produzido em Minas Gerais A Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa abre no dia 9 de abril, às 19 horas, a exposição fotográfica: “Artesanato e Design: a arte de construir objetos”, com fotos de Brenda Marques, Joubert Cândido e Sérgio Luz.

As fotos foram publicadas no livro de mesmo nome, do selo Neoeditorial, do Grupo Neoplan, de autoria da escritora e historiadora Cristina Ávila, que será lançado durante a abertura. A mostra pode ser vista até 29 de abril, de segunda à sexta-feira, de 9 às 20 horas, na Passarela Cultural, no Anexo Professor Francisco Iglésias da biblioteca, no Circuito Cultural da Praça da Liberdade.

A mostra terá 40 fotografias de Brenda Marques, Sérgio Luz e Joubert Cândido, que foram publicadas no livro “Artesanato e Design: a arte de construir objetos”. São imagens que valorizam a diversidade do trabalho de artesãos mineiros e das matérias-primas encontradas no Estado: barro, fibras vegetais, fios, madeira, metais como ouro, prata, cobre, estanho, ferro, vidros, couro, papel, semente e folhas secas, com destaque para o caso específico e exemplar do Vale do Jequitinhonha.

O livro foi produzido pela ADP – Associação de Desenvolvimento de Projetos, do grupo Neoplan, com o apoio do Ministério da Cultura, via lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet) e patrocínio da Tambasa, com coordenação geral de Francisco Caram, pesquisa histórica e redação final de Cristina Ávila, produção gráfica de Sérgio Luz e fotográfica de Brenda Marques.

Sobre a autora: Cristina Ávila Bacharel em História pela UFMG, Historiadora da Arte e da Cultura - Especialista em Cultura e Arte Barroca pela UFOP, Mestre em Artes e Cultura / ECA-USP e Doutora em Literatura Comparada - Estudos semióticos literatura, cultura e artes-plásticas FALE/UFMG. Pós-Doutoranda pela Universidade Estadual de Campinas. Possui diversas publicações na área de artes, história empresarial e cultura em periódicos nacionais, internacionais, CD-Roms, livros etc. Trabalhou como consultora de história/ memória e editoração para diversas empresas nacionais e internacionais

Incentivo à produção fotográfica 

O Grupo Neoplan também está promovendo o I Concurso Nacional de Fotografia de Minas Gerais. Fotógrafos podem enviar até três fotos, destacando a cultura, a história e o patrimônio de Minas pelo site:www.fotografiademinas.com.br. Serão distribuídos ao todo 20 mil reais em prêmios, incluindo categoria especial melhor idade. As 50 melhores fotografias serão publicadas em um catálogo com tiragem de 3 mil exemplares. O concurso é realizado pela ADP – Associação de Desenvolvimento de Projetos com o apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Serviço: 

Exposição: “Artesanato e Design: a arte de construir objetos”
Abertura com lançamento de livro: 09 de abril às 19 horas
A exposição poderá ser vista até 29 de abril
Horário: segunda à sexta-feira, de 8 às 20 horas
Local: Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa Passarela Cultural
Anexo da Biblioteca Professor Francisco Iglésias
Endereço: Rua da Bahia, 1889 – 2º piso – Funcionários Circuito Praça da Liberdade

 Informações para a imprensa:
brenda@neoplanconsult.com.br
8811-9469 / 3275-0032 (Brenda Marques

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Grandes projetos na Amazônia e seus impactos

De volta à Pangéia: um dos contos DESnaturalizados de Brenda Mar(que)s Pena do Imersão Latina